14 projetos foram aprovados pelo CMDCA para receber fundos do FIA

10/03/2021 12:42

Projeto "Iniciação Taekwondo para a vida" é realizado pela Associação Fugazza de Taekwondo
Com objetivo de incentivar crianças e adolescentes a desenvolverem novos talentos, todos os anos o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) aprova projetos a serem desenvolvidos em Tijucas, por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e oferecidos de forma gratuita para a comunidade.

Em 2021, 14 projetos já foram aprovados pela Administração Municipal e pelo conselho para serem realizados. Tijucas é um dos poucos municípios que manteve a destinação de recursos para funcionamento dos projetos durante a pandemia. A ação deve beneficiar, neste primeiro momento, mais de 4 mil crianças e adolescentes do município.

De acordo com a presidente do CMDCA de Tijucas, Cláudia Buchelle, “os projetos receberão recursos por saldo remanescente e chancela, ou seja, solicitados pelas empresas que destinaram a restituição do imposto de renda diretamente à entidade beneficiada. Os demais projetos serão contemplados nos meses seguintes, com recursos do município, como aconteceu no ano passado”, explica.

Assinatura de contratos

O prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha, já assinou os contratos de cofinanciamento junto ao CMDCA de Tijucas. Ele destaca a importância da ação. “Os projetos sociais são um instrumento para a garantia de direitos e fazem parte de um processo educativo, constituído de uma ação planejada e comprometida com a ética, para o desenvolvimento humano/social, com a igualdade de oportunidades e valorização da vida. Em Tijucas, todos os anos podemos ver o quanto eles atendem nossas crianças e adolescentes. No que depender de nós como administração, faremos tudo para que eles continuem mudando vidas”, afirmou o prefeito Eloi.

Confira quais projetos acontecerão em 2021

1.Música na infância – Associação Musical União Tijuquense (ASMUT)
2.Música e vida – Associação Musical União Tijuquense (ASMUT)
3.Muay Thai kids – Associação Comunitária Jardim Amendoeiras (AJA)
4.Escolinha de futebol – Associação Comunitária Jardim Amendoeiras (AJA)
5.PROED – Associação Recreativa E Esportiva Everton Rodrigues Bastos (AREERB)
6.Guerreiros da paz CHANCELA E SALDO REMASceNTE Associação Recreativa E Esportiva Everton Rodrigues Bastos (AREERB)
Projeto "Biodieses nas Escolas" objetiva coletar óleo de cozinha usado e conscientizar estudantes sobre preservação ambiental
7.Preparação para o mercado de trabalho – Fundação Universidade do Vale do Itajai (Univali)
8.Iniciação Taekwondo para a vida – Associação Fugazza de Taekwondo
9.Educação ambiental como instrumento de inclusão – Associação Caminho das Aguas do Tijucas (ACAT)
10.Oficina jovem aprendiz – Associação Caminho Das Aguas Do Tijucas (ACAT)
11.Hapkido - Associação Fênix de Artes Marciais Itapemense
12.Reabiliar Sonhos CHANCELA - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tijucas (Apae)
13.Voz e violão - Associação Musical União Tijuquense (ASMUT)
14.Biodiesel nas Escolas - Associação Caminho Das Aguas Do Tijucas (ACAT)

Relatório 2020

Em 2020, mesmo em meio a pandemia de Covid-19, catorze (14) projetos foram executados na modalidade à distância, beneficiando 7.970 crianças e adolescentes de Tijucas. Num investimento de R$318.342,00.

Para conhecer os projetos e ler a resolução de aprovação dos mesmos, basta acessar o site oficial da prefeitura, na aba Conselhos Municipais e por fim CMDCA. Ali os cidadãos poderão acompanhar os editais e termos de fomento deste ano, bem como de anos anteriores.

Clique aqui para acessar a página

Tabela de contatos para inscrição

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Arquivo PMT