Artesãos participam de palestra sobre captação de recursos

30/03/2009

A Funcultrati (Fundação Cultural Tradição de Tijucas) promoveu nestaterça-feira (31) uma palestra com Marcos Vasques, que é Gerente dePolíticas de Cultura da Secretaria do Estado de Santa Catarina.

O palestrante explicou aos artesãos, escritores e atores presentes, o passo a passo dos projetos encaminhados à Secretaria de Cultura e qual a melhor maneira de elaborar e enviar os pedidos de recurso ao Governo do Estado.

Segundo Vasques,"o escritor, ator, ou artesão não tem a obrigação de captar recursos". Durante sua fala, ele anunciou algumas mudanças adotadas pelo Governo do Estado neste sentido e adiantou que a partir de agora todos os pedidos enviados, analisados e aprovados pela Secretaria de Estado da Cultura não vão mais receber cartas de captação de recurso, e sim o repasse do dinheiro que será depositado diretamente na conta corrente do proponente.

Outra mudança anunciada pelo Gerente é que agora os projetos devem ser enviados pela internet. O proponente deve retirar uma senha, se cadastrar e preencher o protocolo de envio do projeto na página eletrônica da Secretaria de Estado da Cultura (www.sol.sc.gov.br).

"O tema abordado e a forma como ele repassou as informações foram muito válidas, afinal, a experiência do palestrante serve de orientação aos nossos artistas na elaboração de projetos para suas atividades" - destacou Adriana Porto Faria, Presidente da Funcultrati.

O evento desta terça-feira é um complemento da reunião realizada na última segunda-feira (23), que teve por objetivo aproximar Fundação Cultural e artistas da cidade. Na ocasião também foi feito o cadastramento dos artistas, tendo como resultado inicial o registro de 15 artesãos, 5 escritores, 1 cantor e 3 entidades culturais.

O cadastramento de artistas ainda pode ser feito. Basta procurar a Funcultrati em horário comercial e solicitar a ficha de cadastro. A Fundação está instalada na Rua Coronel Buchele, 620, (no prédio onde funcionava a Polícia Ambiental de Tijucas) e atende pelo telefone (48) 3263-5813.