Atingidos pela enchente de 2008 recebem novas moradias

02/09/2009

No final de 2008, o estado de Santa Catarina passou por quase dois meses de chuvas incessantes, que provocaram enchentes e desabamentos. A tragédia deixou mais de 80 mil desabrigados em aproximadamente 60 cidades do estado, incluindo o município de Tijucas.

Sensibilizados pela situação da população catarinense, o Instituto Ressoar e a Rede Record lançaram a campanha Reconstruindo Santa Catarina. Com abrangência nacional, a campanha teve por objetivo angariar doações em dinheiro para a construção de casas populares para os desabrigados pelas chuvas. Além disso, a iniciativa também arrecadou alimentos não perecíveis, colchões, medicamentos e agasalhos como medidas emergenciais de atendimento à população.

Artistas, políticos e organizações aderiram à campanha Reconstruindo Santa Catarina e colaboraram com a divulgação do projeto e o estabelecimento de parcerias.

Parceiras no projeto, a Cohab - Companhia Metropolitana de Habitação - de Santa Catarina e as prefeituras das cidades atingidas cederam terrenos para a construção das casas e contribuíram no acompanhamento das obras com sua experiência em desenvolvimento de moradias populares.

Em Tijucas não foi diferente. A Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Ação social, Obras e Samae, foi parceira fundamental no projeto, cadastrando as famílias, doando terrenos e viabilizando diversos serviços antes, durante e após a finalização da obra.

Nesta terça-feira (01) foi realizada a cerimônia de entrega das chaves de seus novos lares a 23 famílias, sendo que 21 casas foram construídas no Núcleo Residencial Antônio Edmundo Pacheco, no Bairro da Praça, uma casa foi construída na rua Barão do Rio Branco, no mesmo bairro e uma outra está em fase de construção na localidade do Timbé, interior do município.

A cerimônia contou com a participação do Prefeito Elmis Mannrich, do Vice-prefeito Rogerinho, da Presidente da COHAB/SC Maria Darci da Mota Beck e também do Presidente do Instituto Ressoar, Ivanildo Lourenço. Também se fizeram presentes a Secretária de Desenvolvimento Regional de Brusque Sandra Regina Eccel, o Presidente do Poder Legislativo de Tijucas Valério Tomazi, demais vereadores, Secretários Municipais e comunidade em geral.

Na ocasião as autoridades ressaltaram a importância do projeto e uma das beneficiadas, a moradora Alexandra Teixeira falou em nome de todos os contemplados, relembrando os tristes momentos pelos quais passaram em novembro do ano passado. "Hoje é um dia muito importante para nós, pois realizamos o sonho de ter novamente uma casa... depois de tanto sofrimento como o que passamos na enchente do ano passado, hoje só temos a agradecer a Deus, ao Prefeito Elmis e à Record por estar nos entregando esse verdadeiro presente." - afirmou Alexandra.

Confira mais fotos em nosso álbum!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Allex Farias)