Cemitério Público Municipal terá sistema informatizado de dados

13/04/2009

A partir deste mês o Cemitério Público Municipal de Tijucas vai contar com um sistema informatizado de armazenamento de dados. A iniciativa da Administração Municipal tem por objetivo atualizar os dados do cemitério em termos de jazigos existentes, espaços ocupados, número de pessoas sepultadas e localização dos túmulos.

Para isso, a Prefeitura está disponibilizando um funcionário que vai prestar atendimento no próprio cemitério fazendo o armazenamento dos dados em um computador específico para o projeto. O trabalho de recolhimento de informações já começou a ser feito com digitalização de dados como: nome do falecido, data de nascimento e falecimento e quais pessoas estão ou já foram sepultadas em determinado jazigo. Outra medida que já está sendo tomada é a divisão do cemitério por quadras, com colocação de placas de sinalização. Com isso, os túmulos também serão cadastrados de acordo com sua localização, facilitando assim a identificação por parte dos visitantes.

De acordo com a Secretária de Finanças de Tijucas, Rosângela de Fátima Leal da Veiga, muitos túmulos já podem ser cadastrados automaticamente porque contam com informações visíveis, porém, alguns não estão mais em condições de identificação devido os estragos causados pelo tempo.

Nestes casos, a participação da família será fundamental para que os dados sejam colhidos. "É importante que as pessoas colaborem com o sistema, informando os dados solicitados de seus familiares quando forem procurados por nosso funcionário". - explica Rosângela. A orientação serve também para as pessoas que moram em outras cidades, mas têm parentes sepultados em Tijucas.

Além de facilitar a localização dos túmulos pelos visitantes, o projeto também tem por objetivo traçar um diagnóstico do cemitério e dos túmulos que estão sendo ocupados a fim de melhor planejar a futura ocupação dos demais espaços.

As pessoas interessadas em colaborar com o projeto, fornecendo dados de seus familiares já podem entrar em contato com Artur Tomazoni no próprio Cemitério Municipal de Tijucas ou pelo telefone (48) 9622-5533. O atendimento está sendo prestado na capela mortuária do cemitério, na ligação entre as partes antiga e nova do Cemitério Público Municipal.