Começam as reuniões do Censo 2010 em Tijucas

09/07/2009

A Coordenação do IBGE regional esteve em Tijucas nesta quinta-feira (09) para uma reunião com o Prefeito Elmis Mannrich, demais autoridades e lideranças locais.

O encontro teve por objetivo repassar as primeiras orientações sobre o Censo 2010 e formar a Comissão Municipal de Geografia e Estatística - grupo que vai acompanhar as atividades do Censo através de reuniões mensais.

O Coordenador do Censo em nossa região, Alexandre Magno Camargo foi quem conduziu a reunião e declarou aberta a comissão, formada por dez pessoas da comunidade local.

Fazem parte da Comissão:
- Luiz Rogério da Silva, (Vice-Prefeito Municipal de Tijucas);
- Adriano Ferreira Alves da Silva (Representando a Polícia Militar de Tijucas)
- Elói Pedro Geraldo (Secretário Municipal de Obras);
- Zerci Giacomossi (Líder comunitário Nova Descoberta);
- Gerson Henrique Marcelino (Diretor para Assuntos da Juventude e Direitos Humanos);
- Karina Duarte Peixoto (Diretora de Integração e Comunicação Social da PMT)
- Schirlei Gisele da Cruz Angeli (Gerente Rádio Vale);
- Djalma Silva Bittencourt (Pres. Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas);
- Celso Ávila de Souza (Representando o SAMAE de Tijucas);
- Sheila Dias Machado (Secretária Municipal de Ação Social);

Durante a reunião desta quinta-feira (09) o Coordenador do Censo elogiou o município de Tijucas e afirmou que as Comissões montadas em nosso município nos anos anteriores sempre se destacaram perante as demais. "Tijucas sempre foi, de longe, uma das comissões mais organizadas e eficientes com a qual o IBGE já trabalhou" - disse o Coordenador.

Ele também explicou que o trabalho a ser feito neste ano é o "Recenseamento Geral do Brasil" - pesquisa feita a cada dez anos no país e que resulta num grande retrato em termos de extensão e profundidade da população brasileira, identificando de maneira detalhada suas características sócio-econômicas e demográficas. Para isso serão visitados 5.565 municípios brasileiros, envolvendo mais de 240 mil pessoas, que serão contratadas pelo IBGE para trabalharem na coleta de dados.

A próxima reunião da Comissão Municipal de Tijucas já está agendada para o dia 05 de agosto na Secretaria Municipal de Educação, a partir das 9h.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Allex Farias)