Conferência da Cultura reúne 13 municípios em Tijucas

23/10/2009

Tijucas foi o município anfitrião da I Conferência Intermunicipal de Cultura, realizada na última quarta-feira (21) no Anfiteatro Leda Regina de Souza.

Sob a coordenação da Fundação Cultural Tradição de Tijucas, o evento é etapa integrante da II Conferência Estadual de Cultura de Santa Catarina e da II Conferência Nacional de Cultura, com discussões baseadas no tema central: "Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento".

Participaram do evento Prefeitos e representantes dos municípios de Tijucas, Canelinha, São João Batista, Nova Trento, Major Gercino, Guabiruba, Botuverá, Porto Belo, Bombinhas, Itapema, Governador Celso Ramos, Penha e Piçarras.

"Em algumas localidades a Conferência até acontece de maneira individual, ou seja, Conferência Municipal, mas na nossa região os municípios preferiram se unir e discutir as diretrizes para políticas de cultura em um só lugar, no caso, Tijucas" - afirmou Adriana Porto Faria, Presidente da Fundação Cultural Tradição de Tijucas e Presidente da Comissão Organizadora do evento.

Por estar incluída na Programação da Semana da Paz de Tijucas, a Conferência teve como tema "Por uma cultura de paz" e por conta disso, apresentou uma mensagem de paz aos presentes através da manifestação de Magda Costa Barbosa, membro da Comissão Especial da Semana da Paz.

Ainda na cerimônia de abertura foi feita a apresentação do Grupo de Sapateado da Escola Deputado Walter Vicente Gomes, de Tijucas. Em seguida, a contadora de histórias Fabiana Fagundes emocionou o público com o conto "A menina dos brincos de ouro".

Em seu pronunciamento o Prefeito de Tijucas Elmis Mannrich agradeceu a presença de todos e destacou sua satisfação por sediar evento de tamanha importância. "Não podemos mais atuar de maneira individual, isolada, mas sim, unidos, como estamos hoje, buscando melhorias em âmbito regional, tanto na cultura como em todos os outros setores da administração pública" - afirmou Elmis.

O Vice-prefeito de Porto Belo, Osvaldo Ramos, a Presidente da Fundação Cultural de Porto Belo, Cristiani de Jesus, e o Gerente de Cultura da SDR Brusque Evandro Carneiro Flora também se manifestaram e reforçaram a importância de reunir esforços em torno deste tema que nem sempre tem prioridade nas administrações públicas.

Logo em seguida o Produtor Teatral e ator Leone Silva ministrou uma palestra sobre "Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento". Com uma abordagem prática e rica em conhecimento, Leone atraiu a atenção da platéia por vários minutos, alternando suas considerações com sugestões para a região.

"Vendo esta iniciativa dos municípios aqui presentes de se unirem em prol da cultura, logo pensei que nesta região seria possível criar um Consórcio intermunicipal de cultura, integrando assim os projetos do Ministério da Cultura". - sugeriu o palestrante.

Ele ainda elogiou a estrutura das Fundações de Cultura da região e pediu a reflexão do público para que se pense na cultura em suas três dimensões: simbólica, cidadã e econômica.

Segundo ele, além da falta ou escassez de recursos para investimento, a maior dificuldade hoje nos municípios é entender estas dimensões da cultura e assumir que não se dá a devida importância aos projetos e eventos desta área.

Na sequência foram abertas as plenárias temáticas sobre cinco eixos da Cultura, seguidas de novas apresentações culturais e da plenária geral. No encerramento foi feita a votação das propostas e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual, que será realizada em data e local a serem definidos pela Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Turismo de Santa Catarina.

Confira fotos do evento em nosso álbum!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: André Miranda e Karina Peixoto)