Equipamento melhora ainda mais a água de Tijucas

12/08/2009

O que já era bom ficou ainda melhor. É o que se pode dizer da água de Tijucas que a cada dia passa por novos procedimentos para se tornar ainda mais pura e clara. A novidade no tratamento de nossa água chama-se Monitor de Coagulação, ou seja, equipamento adquirido recentemente pelo Samae de Tijucas e que tem por objetivo analisar continuamente através de cargas elétricas a quantidade de impurezas que a água bruta contém. A partir disso é enviado um sinal elétrico à bomba dosadora para que a mesma faça a dosagem exata do coagulante para a purificação da água.

A maior vantagem deste aparelho é melhorar e agilizar o tratamento da água, principalmente em dias de chuva forte, quando a turbidez (impurezas físicas) da água se eleva rapidamente. Com este aparelho a dosagem de sulfato é exata, o que melhora a qualidade da água e a limpeza acaba sendo feita de maneira mais rápida. Antes, esse procedimento poderia durar mais de 40 minutos por conta dos ensaios que se faziam necessários e nem sempre atribuía a quantidade correta do coagulante.

De acordo com o Diretor do Samae de Tijucas, Márcio Rosa, "são poucos os municípios de Santa Catarina que possuem tal tecnologia, afinal, Tijucas está sendo a oitava cidade a implantar este sistema. Isso demonstra a preocupação desta administração com o uso de tecnologias avançadas para garantir melhor qualidade da água à população" - disse.

O equipamento e a bomba dosadora juntos, incluindo a instalação custaram R$ 35 mil e foram adquiridos por meio de licitação. O equipamento foi instalado na última terça-feira (04), quando esteve em Tijucas um técnico de São Paulo, vindo da empresa vencedora da licitação. Ele foi até a Estação de Tratamento de Água na Itinga e proporcionou treinamento para os técnicos do SAMAE de Tijucas.

"A partir de agora a população de Tijucas vai perceber que a qualidade da água será sempre a mesma, portanto excelente, independente se há chuvas ou não" - concluiu o Diretor do Samae Márcio Rosa.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Allex Farias)