Família Gallotti faz nova visita ao Casarão

04/09/2009

A comissão que acompanha as obras de restauração do Casarão dos Gallotti esteve em Tijucas nesta sexta-feira (04) para uma nova visita.

Entre os presentes, o Ministro Paulo Gallotti, o bisneto de Benjamin Gallotti, Luiz Fernando Gallotti, Paulo Prisco Paraíso, o Desembargador João Henrique Blasi, Marcos Peixoto Amin (também bisneto de Benjamin), Roberto Peixoto Portela, Antônio Vieira Peixoto, Nelson Althoff, além de demais membros da família e autoridades.

O grupo foi recepcionado pelo Prefeito de Tijucas Elmis Mannrich, pelo Vice-prefeito Luiz Rogério da Silva e pela Presidente da FUNCULTRATI Adriana Porto Faria.

A comissão percorreu toda a casa acompanhada dos engenheiros Sérgio Sartori e Ivan M. de Borba, os quais explicaram o andamento das obras, já bastante adiantado. O andamento do serviço ficou comprometido por alguns dias devido ao tempo chuvoso, mas agora começa a entrar na reta final. "A estrutura está toda recomposta, segura, e agora estamos aguardando a chegada de alguns materiais de acabamento." - disse o engenheiro Ivan, da BPS Construtora.

A pintura externa foi uma das principais diferenças notadas pelo grupo que havia visitado a casa há mais de um mês. "Ficamos muito satisfeitos ao ver a qualidade do trabalho que está sendo executado e notamos bastante diferença da última visita para esta de hoje. Isso mostra a competência dos responsáveis pela obra e o comprometimento da Prefeitura com a restauração do Casarão" - afirmou o Ministro Paulo Gallotti.

Luiz Fernando Gallotti, bisneto de Benjamin olhava para as paredes ainda com pinturas da época e relembrava momentos de sua infância. "Minha maior lembrança desta casa é do Casamento de Alba Peixoto Cherem, filha de Maria Gallotti. A festa durou vários dias e como sempre, reuniu toda a família no casarão" - disse ele.

A família Gallotti tem acompanhado de perto todo o trabalho de restauração da Casa, e mesmo os que não têm visitado Tijucas estão sendo informados pelo Ministro Paulo Gallotti sobre o andamento da restauração. "Todos ficam por dentro do que está sendo feito aqui, em especial o Ministro Luiz Gallotti, que muito tem incentivado a obra". - completou Paulo Gallotti.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Allex Farias)