Marinha do Brasil oferecerá curso para Pescadores em Tijucas

15/09/2009

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, através do Departamento da Pesca, conseguiu trazer para Tijucas dois cursos da Marinha do Brasil, sendo um para Formação de Pescadores Profissionais (aquaviários) e outro para habilitação de Arrais amador.

A Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí já havia encerrado os cursos programados para este ano, porém, diante da solicitação da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Tijucas, uma exceção foi aberta e vai possibilitar a realização de cursos extras em nosso município.

As inscrições estarão abertas a partir desta quarta-feira (16) e podem ser feitas na Secretaria de Agricultura ou na Sede da Associação de Pescadores Artesanais de Tijucas (APAT). Para participar do curso o interessado deve apresentar a seguinte documentação:

- Requerimento para inscrição de amador;
- Cópia autenticada da Carteira de Identidade e do CPF;
- Cópia de comprovante de residência;
- Atestado médico comprovando bom estado psicofísico (físico, mental, auditivo e visual);
- Guia de Recolhimento da União já quitada no valor de R$ 40.

De acordo com a Marinha do Brasil, depois de fazer o curso, o pescador estará preparado para prestar o exame na categoria amador, pelo qual receberá a carteira de Pescador emitida pela Capitania dos Portos.

Já o curso de Arrais Amador torna o aluno apto a conduzir embarcações nos limites da navegação interior, isto é Fluvial (em rios, lagos e represas) e Maritima (baías, enseadas, canais e lugares abrigados demarcados pela Marinha). Esta habilitação é obrigatória para a condução de embarcações de propulsão a remo, a vela e a motor, inclusive para Jet-Sky.

A data para início das aulas ainda não foi definida e será agendada pela Marinha do Brasil a partir do fechamento das inscrições em Tijucas. Para obter mais informações sobre os cursos, basta ligar para a Secretaria da Agricultura e Pesca no telefone (48) 3263-1133 ou para a APAT pelo telefone (48) 3263-0373.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Allex Farias)