Merenda escolar 2010 terá a participação dos Agricultores Familiares

23/09/2009

A partir de agora, do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% do valor deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar, priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.

O objetivo é atender a demanda escolar, garantindo alimentação saudável, preparada a partir de produtos da própria região, promovendo assim a sustentação de preços aos agricultores e o desenvolvimento local.

A apresentação do programa foi feita na última 5ª feira (17/09) em uma reunião na Sede da Secretaria Municipal de Educação. Entre os presentes no encontro, destaque para o Prefeito de Tijucas Elmis Mannrich, a Secretária de Educação Márcia Machado Maurício, o Secretário de Agricultura e Pesca Nelso Vicentini e a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tijucas Elizete de Souza e Silva Gonzaga. Também participaram da reunião a Engenheira Agrônoma do Município Luana Carvalho Baixo, a nutricionista da Secretaria de Educação Graziely Motter e a Chefe do Departamento de Compras Carla da Silva Viana.

Além de apresentar o programa da Agricultura Familiar, o encontro teve por objetivo fazer com que os agricultores comecem a se programar para ter condições de fornecer os produtos necessários para a merenda já a partir do ano que vem.

"Queremos dar total apoio aos nossos agricultores para que eles possam fazer parte do Programa de Alimentação Escolar. Desta forma estaremos incentivando a produção local e enriquecendo a merenda de nossos estudantes" - afirmou o Prefeito Elmis.

As orientações já estão sendo repassadas aos agricultores e no dia 07 de outubro será realizada uma nova reunião na Secretaria Municipal de Educação com todos os Agricultores que participarão do programa em 2010.

"Contamos com a participação de todos os agricultores pois sabemos que Tijucas tem condições e qualidade suficiente para fornecer os mais diversos produtos para a nossa merenda escolar" - finalizou a Secretária Márcia.

(Texto: Karina Peixoto e Secretaria de Educação | Fotos: Allex W. Farias e Banco de imagens)