Pais devem estar atentos à segunda etapa de Vacinação contra a Polio

14/09/2009

Acontece nesta semana mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, conhecida Paralisia Infantil. Trata-se da segunda etapa da campanha, que estava prevista para o mês passado e acabou sendo adiada em todo estado por conta da Gripe A.

Com o slogan "Não dá pra vacilar, tem que vacinar", a meta é distribuir a segunda dose da vacina a mais de 14 milhões de crianças de zero a cinco anos de idade em todo o país.

Em Tijucas a campanha começa hoje (14) nas comunidades onde não há salas de vacinação, principalmente no interior do município, através de enfermeiros da ESF (Estratégia de Saúde da Família).

Além disso, sábado, dia 19 será o "Dia D" da campanha, com vacinação em todas as unidades de saúde do município e em pontos estratégicos da cidade, com a colocação de estandes da saúde na entrada da cidade (na parte inferior da Ponte), na Escola Ondina Maria Dias e no Hipermercado Koch. A vacinação no sábado será feita das 8h às 17h.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a poliomelite, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), está disponível durante todo o ano nos postos de saúde e nas campanhas de vacinação de rotina.

Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. "Mesmo assim, é importante que até os cinco anos de idade elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite" - afirma o site do Ministério.

Esses reforços, segundo a coordenadora do PNI, são importantes porque a poliomielite é transmitida por três tipos de vírus. Se a criança não desenvolveu a imunidade com relação a um deles, com as várias doses, ela tem oportunidade de se proteger.

O Ministério também recomenda que crianças que estejam com febre ou alguma infecção procurem um médico antes de receberem as gotinhas. Sob orientação profissional, a vacinação desse paciente pode ser adiada para quando ele estiver melhor.

(Texto: Karina Peixoto | Fontes: Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas e Portal do Ministério da Saúde)