Pecuaristas de Tijucas recebem recursos do Governo do Estado

22/07/2009

Os prejuízos causados pela enchente de novembro do ano passado ainda estão sendo contabilizados em Tijucas. A agricultura, de maneira geral, foi um dos setores que mais acumulou perdas por conta das chuvas.

Entre os mais prejudicados estão os pecuaristas, que registraram elevado índice de mortalidade de seus animais durante as cheias.

Nesta semana, no entanto, o Governo do Estado de Santa Catarina repassou valores em dinheiro aos pecuaristas, como forma de indenização pelos prejuízos - atitude até então inédita no Estado.

Os valores repassados aos criadores variaram entre R$ 250 e R$ 26,5mil, e de acordo com o Secretário Municipal de Agricultura Nelso Vicentini, Tijucas foi o município mais atingido em todo o vale - segundo levantamento feito pela Cidasc em parceria com a Secretaria Municipal.

Ao todo 47 pecuaristas foram beneficiados, porém, como muitos não puderam se deslocar à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque, onde estavam sendo entregues os valores, o Prefeito Municipal Elmis Mannrich providenciou o repasse dos cheques aos beneficiados em Tijucas, na sede da Secretaria de Agricultura.

De acordo com Juliano Ebert, da Cidasc, a indenização só foi possível porque Santa Catarina está em dia com o sistema de brincagem dos animais. Desta forma, todos os pecuaristas que registraram perdas e tinham seus animais cadastrados ficaram habilitados a receber o auxílio.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Allex Farias)