Plyphonia Khoros estará em Tijucas dia 11

05/10/2009

A Administração Municipal, através da Fundação Cultural Tradição de Tijucas, trará para o município no dia 11 de outubro o espetáculo "A Flauta Mágica".

Com entrada gratuita, a apresentação será feita em versão resumida para narrador, solistas e coro, com acompanhamento de piano. A ópera será cantada em alemão, com legendas em português. Esta é a primeira montagem de ópera produzida pelo Polyphonia Khoros e terá a maioria de seus integrantes em papéis solo.

Sediado em Florianópolis, o coro conta atualmente com 30 componentes e possui um repertório diversificado, que inclui desde música renascentista até erudita contemporânea e MPB.

O coro foi fundado há dez anos pela maestrina Mércia Mafra Ferreira, com o objetivo de formar um grupo vocal de músicos, estudantes e amantes da música interessados em realizar um trabalho de excelência dentro de uma variedade de estilos.

A montagem de A Flauta Mágica do Polyphonia Khoros contará ainda com solistas convidados, como o consagrado barítono Douglas Hahn (Papageno), além da soprano Carla Domingues (Rainha da Noite) e do tenor Ricardo Castro (Tamino), ambos premiados na última edição do Concurso de Canto Aldo Baldin. A direção cênica é da soprano Kalinka Damiani, que acaba de retornar de um grande êxito na ópera da Colômbia.

O evento terá entrada gratuita e será realizado no Anfiteatro Leda Regina de Souza no dia 11 de outubro às 19h.

*UM POUCO MAIS SOBRE A ÓPERA

De acordo com o grupo, A Flauta Mágica, de W.A. Mozart, (1791) foi a última ópera composta por Wolfgang Amadeus Mozart. A união da música de um grande compositor a um texto aparentemente superficial divide até hoje a crítica, cuja maioria considera a estrutura dramática fraca.

No entanto, os aspectos considerados pouco definidos da obra podem ser vistos como expressão de uma cosmologia profunda, em que a luz e as trevas, a cultura e a natureza, o feminino e o masculino são fundamentos de um todo. Na alegria brilhante de A Flauta Mágica, a definição de herói e vilão não é simplificada, e é isto que constitui sua riqueza.

(Texto: Karina Peixoto - com base nas informações do Grupo Polyphonia Khoros)