Samae divulga relatório de atendimentos em abril

19/05/2009

O mês de abril foi de intensa atividade no Samae de Tijucas. Além das obras de tubulação, limpeza e cortes, o Samae também tem feito forte fiscalização nas residências e empresas a fim de identificar possíveis irregularidades no sistema de abastecimento e posterior cobrança de água.

Somente no mês anterior 214 ligações foram cortadas. De acordo com o Diretor do Samae, Márcio Rosa, "o corte é feito com objetivo de regularizar a situação financeira dos consumidores, que muitas vezes ficam meses sem quitar suas dívidas". Ele ainda explica que todos os consumidores são notificados sobre suas pendências junto ao Samae para que seja feita a negociação da dívida. Quando isso não é possível, o corte é efetuado.

"O importante é esclarecer que nos casos em que a água é cortada, o consumidor precisa procurar o Samae para que resolver o caso e restabelecer o abastecimento. Aqueles que tentam religar o sistema sem procurar o Samae acabam mantendo sua situação de inadimplência e ainda geram uma multa desnecessária" - explicou o Diretor.

Além disso, poucos consumidores têm sistema de débito automático em conta corrente, o que facilita o pagamento da taxa. Segundo dados do Samae, pouco mais de 300 clientes estão nesta condição. O Deparamento Financeiro explica que a solicitação de débito em conta é segura para o cidadão e garante que o pagamento seja feito em dia, principalmente para aqueles que por algum motivo não conseguem pagar a conta na data de vencimento.

No relatório de atendimentos do Samae também foram especificados os atendimentos de plantão. Além das atividades normais de segunda a sexta-feira, o Samae também atende em regime de plantão nos finais de semana. Somente no mês de abril foi registrada uma média de 55 ocorrências. "Isso mostra que as necessidades da comunidade são muitas e diárias, portanto nosso serviço não para nem mesmo nos finais de semana" - concluiu o Diretor.

Em termos gerais, o Samae também divulgou que atualmente Tijucas conta com 9.001 ligações residenciais, 333 comerciais e 99 industriais. Além disso, são feitas em Tijucas uma média de 40 novas ligações todos os meses, a exemplo de abril que foram contabilizadas 38 novas ligações.

OUTROS SERVIÇOS

Nesta semana o Samae também trabalhou na limpeza de valas. Uma delas fica na localidade de Areias e é responsável pelo escoamento de todo o bairro Santa Terezinha e parte da Rua das Carreiras.

Também nesta semana o Samae tem trabalhado na Rua Alvina Simas Reis onde estão sendo instaladas 42 bocas-de-lobo. Ao todo são 30 tubos de 150 mm. O serviço foi finalizado nesta terça-feira (19).