Saúde promove evento em comemoração ao Dia do Idoso

22/09/2009

A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas estará promovendo nesta quinta-feira (24) um importante evento em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado no Brasil no 1º de outubro.

A atividade será realizada pelas equipes 05 e 06 da Estratégia de Saúde da Família (ESF), sob a coordenação das enfermeiras Maria Elisa e Monique, do bairro da Praça.

O dia do idoso é comemorado no Brasil no dia 1º de Outubro e tem como objetivo a valorização do idoso, servindo ainda para refletir a respeito da situação deste grupo de pessoas no País, repensando seus direitos e dificuldades.

A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

Até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de Setembro, porém, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de Outubro, o dia do idoso foi transferido para esta data de acordo com a lei número 11.433 de 28 de Dezembro de 2006.

O Brasil, que já foi considerado o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. "O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante" - afirma o Secretário Municipal de Saúde Sérgio Murilo Cordeiro.

O evento contará com duas palestras, sendo a primeira com o Endocrinologista da Rede Municipal, Dr. Daniel Cardoso Maccari, que falará sobre os cuidados com a Hipertensão. Num segundo momento haverá palestra com o Odontólogo Dr. Osni Franz Junior, que vai tratar do tema Saúde Bucal.

Segundo informações do Secretário Serginho Cordeiro, as palestras serão realizadas no Auditório da Unidade de Saúde Dona Calina, no bairro da Praça, com início às 14 horas e são abertas ao público em geral.

(Texto: Secretaria Municipal de Saúde | Contribuição: Karina Peixoto | Imagens: Ilustrativas)