Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Secretaria de Saúde vai por fim à fila de espera por otorrino

01/04/2009

Um problema antigo que atinge diversos municípios catarinenses começa a ser resolvido em Tijucas. Trata-se da longa fila de espera por cirurgias de nariz, ouvido e garganta.

Para pôr fim a esta angústia, a Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas foi em busca de uma parceria com uma equipe de médicos especialistas em otorrinolaringologia, vinda do Paraná e que vai atuar em esquema de mutirão em nosso município.

Indignado pela situação crítica em que Tijucas se encontrava nesse aspecto, a resolução deste problema foi uma das primeiras prioridades do Secretário de Saúde Sérgio Murilo Cordeiro. Segundo ele, "somente em Santa Catarina mais de 34 mil crianças estão na fila de espera por uma cirurgia nesta especialidade. Em Tijucas são 146 casos, sendo que um deles é de uma criança que espera há seis anos pela realização da cirurgia, algo absurdo e inaceitável" - desabafou o Secretário.

As consultas com os especialistas serão feitas todas as sextas-feiras na unidade de saúde do centro e precisam de encaminhamento por escrito para que a consulta seja agendada. A cada sexta-feira serão atendidos 30 pacientes. Já as cirurgias serão realizadas todos os sábados, no centro cirúrgico do Hospital São José de Tijucas, a partir de uma parceria firmada entre o hospital e a Secretaria de Saúde.

A prioridade no atendimento neste momento será para as crianças, o que exige um atendimento especializado. "A equipe tem experiência neste tipo de procedimento e, além dos médicos especialistas, o município de Tijucas também exigiu um anestesista especializado em anestesia infantil, o que vai garantir mais qualidade e segurança no atendimento prestado" - acrescentou o Secretário .

O atendimento e as cirurgias serão totalmente gratuitos e contam com apoio da Secretaria de Estado da Saúde. Sérgio Murilo Cordeiro se mostra satisfeito por poder colocar em prática este projeto já no mês de abril, poucos meses depois de ter assumido o cargo de Secretário Municipal de Saúde. "Para isso contamos com total apoio do Prefeito Elmis Mannrich que sempre nos cobrou a resolução deste problema e não mediu esforços para garantir estrutura e recursos para a viabilização deste atendimento com o máximo de urgência necessária". - disse Sérgio.

As primeiras consultas de otorrino serão realizadas nesta sexta-feira (03) na unidade de saúde do centro. Os pacientes de Tijucas que estão na fila de espera do Estado e ainda não foram atendidos, devem procuraram a Secretaria Municipal de Saúde com a requisição médica e solicitar agendamento de consulta.

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil