Tijucas supera meta de vacinação contra a Polio

22/06/2009

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil foi realizada durante toda a semana passada e teve seu ponto alto no sábado (20), considerado Dia D da Campanha. O objetivo era vacinar crianças com menos de 5 anos de idade em todo o pais, a fim de evitar a Poliomielite, conhecida Paralisia Infantil. Com o slogan "Não dá pra vacilar, tem que vacinar", o Ministério da Saúde buscou impedir que o vírus causador da doença volte a circular no Brasil, mantendo assim, o continente americano livre da doença.

Em Tijucas a vacinação teve início já no dia 10 de junho em um trabalho "casa a casa", começando pelas localidades mais afastadas do centro da cidade. A meta para o nosso município era de vacinar 2140 crianças, no entanto, o número final foi bem superior ao esperado. Ao todo, 2431 crianças receberam a vacina.

O sucesso da campanha foi resultado de um trabalho de motivação realizado durante toda a semana anterior, incluindo uma mobilização do Zé Gotinha e seus amigos, que passearam pela cidade na sexta-feira (19), visitando escolas, creches e outras entidades do município.

No sábado a animação continuou com desfile do Zé Gotinha e sua turma com o trenzinho da alegria, além de brincadeiras em todos os postos de saúde e outros pontos de vacinação montados em diversas localidades do município.

De acordo com o Secretário Municipal de saúde, Sérgio Murilo Cordeiro, "Tijucas é um corredor para o Vale e como foram montados pontos volantes, muitas crianças de outros municípios acabaram sendo vacinadas em Tijucas" - disse ele.

O secretário também deixou claro que a segunda fase da campanha que ocorre em 22 de agosto será executada na mesma linha, buscando vacinar todas as crianças com menos de cinco anos. Ele também lembrou que qualquer criança que não tenha sido vacinada ainda pode receber as gotinhas. Para isso, os pais ou responsáveis devem procurar a Unidade de Saúde do centro nos próximos dias.

Confira mais fotos em nosso álbum

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Allex Farias)