Ação Social atende famílias atingidas pela maré e pela crise gerada pelo Coronavírus

09/04/2020 18:26

Atendimento secretaria
As últimas semanas têm sido de trabalho intenso na secretaria municipal de Ação Social de Tijucas. Além do atendimento às famílias que enfrentam crise financeira ocasionada pelas regras de combate ao Coronavírus, a secretaria também está amparando as famílias atingidas pela maré no bairro Praça.

Para isso, a administração municipal liberou recursos de modo emergencial para ampliação da aquisição de cestas básicas e para adoção de outras medidas de enfrentamento às situações que envolvem a assistência social e a saúde.

Os atingidos pela maré têm recebido atendimento no local, onde foram distribuídas refeições, agasalhos e móveis. Além do suporte já garantido pela estrutura da secretaria, as famílias também receberam ajuda da comunidade, de forma geral, que se mobilizou para reunir doações.

Já as demais demandas, em especial, relacionadas à Covid-19, estão sendo atendidas de forma presencial na sede da secretaria, que fica na avenida Hercílio Luz. Para poder receber a todos de maneira adequada e manter as regras de distanciamento social, a secretaria está atendendo mediante agendamento, o qual deve ser feito previamente pelo telefone da secretaria: (48) 3263-0150.

Lá estão concentrados todos os serviços da pasta. De acordo com a secretária municipal de Ação Social de Tijucas, Bianca Bibiani Machado, esta medida facilita a integração dos setores e possibilita o atendimento completo aos necessitados.

“Aqui na secretaria as pessoas são atendidas por uma equipe multiprofissional. São assistentes sociais e psicólogos que, além de atender aos pedidos de auxílio daqueles que nos procuram, ainda podem repassar uma série de orientações, inclusive de prevenção e combate ao vírus, com atenção especial aos nossos idosos”, diz.

Saiba mais informações sobre a lei que assegura a concessão de cestas básicas aqui.

DOAÇÕES PODEM SER ENTREGUES NA SECRETARIA

Durante este período de pandemia, a secretaria tem recebido muitas doações, tanto de pessoas físicas como jurídicas, além de grupos comunitários e outras organizações que se sensibilizam com a situação. As doações são organizadas e entregues a todos que atendem os requisitos avaliados pela equipe técnica. Atendimento aos atingidos pela maré
Atendimento aos atingidos pela maré

A secretária explica que todos que tiverem interesse em ajudar com cestas básicas, roupas, agasalhos e outros donativos podem se dirigir à secretaria de Ação Social. “A importância de concentrar as doações na secretaria é que aqui já temos um mapeamento de pessoas necessitadas e temos como fazer chegar esta ajuda a quem realmente precisa. Para isso temos um sistema acessado pela nossa equipe técnica capaz de identificar estas demandas.”

Bianca ainda aproveita para deixar uma mensagem à comunidade. “Aproveito para agradecer a todos que estão nos auxiliando neste momento tão delicado. Estamos trabalhando muito para atender a todos, dentro de nossas possibilidades. Que sejamos fortes e continuemos unidos para superar logo tudo isso”, conclui a secretária.

A secretaria de Ação Social atende diariamente das 8h às 12h e das 13h às 16h. Para solicitar atendimento basta agendar horário pelo telefone (48) 3263-0150.

Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Ação Social