Ação Social de Tijucas atenderá localidades do interior através de Secretaria Itinerante

15/06/2020 15:35

Diante do presente cenário de combate ao Coronavirus e de isolamento social, a Secretaria Municipal de Ação Social de Tijucas criou um projeto que visa ampliar o acesso aos serviços da rede socioassistencial para as comunidades do interior do município.

“Em meio a este quadro de emergência social e calamidade pública, nosso objetivo foi minimizar o deslocamento das famílias do interior, dando a oportunidade de um atendimento especializado mesmo nestes locais distantes. Nosso trabalho é promover apoio e proteção a todos os munícipes, de forma igualitária”, explica a secretária de Ação Social de Tijucas, Bianca Machado.

Intitulado “Secretaria Itinerante”, o projeto deve levar assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e demais profissionais para os locais mais distantes da cidade, atuando na prestação de serviços que minimizem os impactos sociais sobre a população, bem como que auxilie na sobrevivência, assegurando provisões materiais a quem necessita.

De acordo com a secretária Bianca Machado desta forma a pasta dará continuidade aos atendimentos e deixará os serviços mais próximos da população. O projeto ampliará os serviços no âmbito da Assistência Social, inclusive com usuários do Cadastro Único (Bolsa Família).

“Há um elevado risco de contágio para a população público alvo da Assistência Social, danos à saúde ou até morte. Estamos enfrantando a possibilidade de consequências incalculáveis, por isso esta iniciativa é tão importante. Estaremos atendendo o interior de foma planejada, através de um cronograma”, explica a secretária.

Confira o cronograma de atendimento:

TIMBÉ (Escola Madre Sabina) – dia 24 de junho, das 09h ás 12h e das 13 às 16h.

ITINGA (Escola Monsenhor Augusto Zucco) - dia 01 de julho, das 09h às 13h.

PORTO DO ITINGA (Escola Cirandinha) – dia 08 de julho, das 09h às  13h.

MORRETES (Escola Marcílio da Silva) -dia 15 de julho, das 09h às 13h.

NOVA DESCOBERTA (Escola) - dia 22 de julho, das 09h às 13h.

SUL DO RIO (Escola CMEI Silvia Telles) - dia  29  de julho, das 09h às 13h.

CAMPO NOVO/OLIVEIRA (Escola) – dia 12 de agosto, das 09h às 13h.

Público alvo da ação

Famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, inclusive gestantes, pessoas com deficiência e/ou idosas com violações de direito, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, mulheres em situação de violência e jovens, adultos, idosos e famílias, que residem no interior do municipio e não tem conseguido acessar os serviços desta secretaria.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza