Ação Social inicia programa de abordagem a andarilhos

16/01/2017 9:10

Na última semana a Secretaria Municipal de Ação Social de Tijucas iniciou um programa de abordagem e cadastramento de moradores de rua e andarilhos. A ação foi realizada com apoio da Polícia Militar e consistiu na visita a locais abandonados na cidade e pontos de grande circulação onde é comum constatar a presença de pessoas pedindo esmola.

Uma das intervenções aconteceu no antigo prédio dos Correios, no centro de Tijucas. De acordo Bianca Machado e Juçara Meschke, que integram a equipe de abordagem da Ação Social, o local estava extremamente sujo e ocupado por diversos andarilhos. Na ocasião foi solicitado aos andarilhos que fizessem a limpeza e em seguida os mesmos foram retirados do local.

Em outro prédio abandonado, onde funcionava uma loja no centro da cidade, também foi feita a mesma ação. Os andarilhos encontrados no interior da construção foram retirados após a limpeza do local.
Residências abandonadas e alguns locais públicos, como a Concha Acústica e o Cine Theatro, por exemplo, também foram vistoriados pela equipe de abordagem. “Todos eles apresentavam estado de calamidade devido à grande quantidade de lixo, mau cheiro e condições insalubres”, diz Bianca.

Os semáforos onde andarilhos costumam pedir ajuda e onde também são comercializados produtos por ambulantes, também estão sendo fiscalizados pela equipe. Em alguns pontos críticos a Polícia também fez consultas ao sistema para verificação de documentos dos abordados.

A secretária de Ação Social, Rosely Steil afirma que o programa deve ser fortalecido com o tempo. “Estamos apenas começando esta série de abordagens e sabemos que o desafio é grande, porém, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para amenizar os problemas causados pela falta de assistência a estes moradores de rua”, afirma.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Programa de Abordagem)