Ações nas unidades de saúde e palestras marcam o "Novembro Azul" em Tijucas

06/11/2019 12:08

Depois do “Outubro Rosa” alertar mulheres para os perigos do câncer de mama, a campanha “Novembro Azul” foi lançada oficialmente em Tijucas para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Afinal, trata-se de uma doença que teve mais de 65 mil casos registrados apenas em 2018 no Brasil.

A Administração Municipal divulgou as ações que devem ser realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas ao longo do mês de conscientização sobre o câncer. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão atuando de forma intensificada e com horário estendido para o atendimento do público masculino em consultas, testes rápidos, atendimento médico e odontológico, bem como palestras e orientação.

“Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante este mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho”, destacou o secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula.

Centro de Especialidade Orlando Barreto

A Secretaria Municipal de Saúde está coordenando uma série de atendimentos no Centro de Especialidades Orlando Barreto, no centro, com atenção voltada à saúde do homem/criança. A iniciativa contará com uma equipe de enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Dia 30 (das 8h ás 17h)

•Tele dermatologia agendado; (deverá ser agendado na Unidade de Saúde);
•Eletrocardiograma; (deverá ser agendado na Unidade de Saúde);
•Tenda do lado externo para aferição de PA e HGT;
•Brinquedos para as crianças (apoio rede privada: Credifoz e Sesc);
•Teste rápido e
•Atualização da carteira de vacina.

Dia 14 (Dia Mundial do Diabetes)

•Conversa com Nutricionista na sala de espera;
•Teste de HGT para os pacientes que quiserem.

Ações por bairros

Nova Descoberta: A Unidade, irá abrir no dia 23, no período da manhã, para realização de atendimentos médico e odontológico previamente agendados, e realização de testes rápidos à livre demanda;

Joáia: A UBS Renoldo João Rosa já tem agendamento de 12 testes rápidos, 16 consultas com clínicos e 6 atendimentos odontológicos, nos dias 12 e 19, das 17h às 19h. Nestes dias a unidade atenderá em horário estendido;

Areias: A Unidade José Manoel Reis planejou atividades diferenciadas nos dias 29 e 30. No dia 29, às 8h, acontecerá uma palestra sobre o câncer de próstata, com o Dr. Josiel. Já no dia 30, das 8h às 17h, acontecerão os atendimentos agendados, tanto odontológicos com a Dra. Charlize, quanto os testes rápidos. O plano ainda consiste em visitar empresas e conscientizar os funcionários;

Campo Novo: A Unidade Básica de Saúde Dr. Nilton Olinger planejou atividades para três dias: 07, 14 e 21 de novembro. No dia 7, a partir das 14h, acontece uma capacitação sobre o câncer de próstata com a equipe da unidade, na iniciativa chamada “Educação em Saúde”. A atividade será dirigida pela Dra. Alexia (médica da unidade), com colaboração da enfermeira Erica. No dia 14, às 8h, os profissionais estarão verificando pressão arterial, glicemia em jejum, teste rápido e também uma palestra de conscientização. Após o evento acontecerá um café de confraternização. Já no dia 21, a partir das 8h, acontecerá uma atividade semelhante, mas na Escola Básica de Ensino Fundamental Jose Feller (Oliveira), sob coordenação do psicólogo Marcelo;

Centro: Dia 22 a Unidade realizará uma palestra na empresa Safira. Outras empresas também serão contempladas, mas ainda ficaram de confirmar data. Os profissionais também estarão entregando material educativo no semáforo, além de entregar frases motivacionais aos homens que procuram a unidade de saúde durante o mês;

Interior: Dia 21 na UBS da Itinga e dia 19 na UBS do Porto, às 14h, acontecerá uma palestra com o psicólogo do NASF, Marcelo Prado, sobre saúde do homem. A palestra será direcionada e abordará os temas: os cuidados com a saúde, exames de sangue, check up, atividade física, qualidade de vida e saúde mental do homem na vida cotidiana. Ao final será sortedo alguns brindes e servido um lanche.

Praça: A Unidade Básica de Saúde Dona Calina planejou rodas de conversa para três dias: 08, 22 e 26 de novembro. Dia 08, a partir das 7h às 8h15, acontecerá na sala de espera da Unidade Dona Calina, com o Dr. João Gabriel, médico da ESF. Dia 22, no mesmo local e horário e no dia 26, no mesmo horário, no Pavilhão de Eventos da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, com o grupo Renovar.

Santa Luzia: Já estão sendo agendados 32 atendimentos no “Dia D”, sábado (23). Neste dia acontecerá o atendimento médico das 13h às 17h, odontológico das 8h às 12h e teste rápido também das 8h às 12h, somente com consulta agendada.

Sul do Rio: Está agendada uma palestra na empresa Magrinha, juntamente com teste rápido, no dia 13, a partir das 9h. No “Dia D”, sábado (23) acontecerá o atendimento de 32 pessoas com agendamento prévio: 12 com médico, 8 com dentista e 12 com testes rápidos.

“É importante destacar que os homens têm dificuldade em procurar ajuda e até de fazer a prevenção. O foco principal desta campanha é a desmistificação e o livre diálogo sobre o assunto. Para isso, iremos abrir algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento em horário estendido, com agendamento prévio, mas nossa dificuldade é a vinda do homem até a unidade, por isso iremos até eles. Muitas unidades irão até as empresas fazer uma palestra de conscientização para mudar esse quadro”, explicou a psicóloga Cassiana Pirath, coordenadora da Atenção Básica.

Leia mais sobre a doença AQUI.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Divulgação