Administração de Tijucas entrega obras em comemoração ao aniversário de 160 anos

12/06/2020 0:55

Neste sábado, 13 de junho, Tijucas comemora 160 anos de emancipação político-administrativa. E mesmo atravessando este período difícil e atípico, em meio à pandemia do novo coronavírus, a Administração Municipal de Tijucas não vai deixar de celebrar a data.

Uma das formas encontradas de presentear a cidade é formalizar a entrega das obras realizadas recentemente na cidade. Um dos destaques é a aguardada Nova Ponte Bulcão Vianna, que será entregue durante uma transmissão ao vivo no dia 13, data do aniversário da cidade.

Além da ponte, o Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto, no loteamento Mata Atlântica também será entregue à comunidade, e ainda, diversas obras de pavimentação concluídas recentemente em diversos pontos da cidade.

“As dificuldades e a preocupação com a pandemia são grandes, mas não podemos deixar de celebrar os 160 anos de nosso município. É uma história muito rica que merece ser reverenciada. Por isso, entregaremos obras que consideramos verdadeiros presentes à nossa comunidade. De uma forma diferente, distante das pessoas, mas de acordo com o que o momento exige, que é respeito às regras de isolamento e cuidado com a saúde de nossa gente”, diz o prefeito.

Confira mais informações sobre as principais obras que serão entregues à comunidade tijuquense neste aniversário de Tijucas:

Rua Atanásio Bernardes

No primeiro momento a obra de 1.043,88 metros de extensão, teve um investimento de pouco mais de R$ 1,4 milhão. A rua, localizada no centro de Tijucas, deveria contemplar pavimentação asfáltica, drenagem pluvial e sinalização. Entretanto, durante as obras de pavimentação, foi identificado que parte da rua não contava com sistema de esgoto implantado. A Administração Municipal, então, providenciou a implantação do sistema e finalizou a rua com todas as melhorias previstas e devidamente sinalizada.

Rua Geraldo Rebelo

Etapa 1

A conhecida “Rua das Carreiras”, uma das maiores e mais antigas de Tijucas, com cerca de dois quilômetros de extensão, foi um investimento de R$ 1.751.908,57. A obra contemplou pavimentação asfáltica, drenagem pluvial e sinalização.

Etapa 2

O trecho entre o clube XV de Novembro e o posto Dinho, com 330 metros de extensão, teve investimento de R$ 533 mil. Com mais este trecho, a rua Geraldo Rebelo ficou totalmente revitalizada, com novo sistema de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização.

Rua Otávio Melim

Mais uma importante obra de pavimentação asfáltica, drenagem pluvial e sinalização foi realizada em Tijucas, na rua que dá acesso à nova Ponte Bulcão Vianna. Com 341 metros de extensão, a rua Otávio Melim custou pouco mais de R$ 676 mil.

Rua do Governo

Trecho 1

A via com 841,94 metros recebeu pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, terraplanagem e sinalização.

Trecho 2

Em continuidade à primeira etapa da Rua do Governo, mais 595,47 metros receberam pavimentação asfáltica, drenagem pluvial e sinalização, completando assim toda a extensão da rua. No local foram investidos R$ 762.692,33.

Rua Navegantes

Com 449,40 metros de extensão, a Rua Navegantes, no bairro Praça, também recebeu pavimentação asfáltica, drenagem pluvial e sinalização. Foi um investimento de R$ 599.549,52 e a realização de um antigo sonho da comunidade local.

Geraldino Martins Reis

Com 324,00 metros de extensão, a Rua Geraldino Martins Reis também recebeu pavimentação asfáltica, drenagem pluvial e sinalização; com um investimento de R$ 318.286,69. Mais uma importante obra realizada no bairro Praça.

Domingos Moresco

A importante via situada na localidade de Oliveira, interior de Tijucas, recebeu pavimentação com lajotas e sinalização com recursos de Emenda Parlamentar do Deputado João Amin. A obra contemplou aproximadamente 800 metros de extensão e custou R$ 323.613,40.

Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto

A obra foi iniciada na gestão anterior, em 2016, quando teve início a primeira etapa. A mesma foi concluída em 2017 e no mesmo ano teve início a segunda etapa, que só foi concluída em julho de 2019, quando o Governo Federal liberou o último pagamento.

O imóvel é vinculado à secretaria de Turismo do Município, a qual passou para a Secretaria de Cultura em agosto de 2019. Desde então, a administração municipal providenciou a instalação do sistema de ar condicionado, móveis, grades, além dos trabalhos de pintura e ajardinamento.

O Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto vai abrigar oficinas culturais, entre elas o Espaço de Dança Casarão Gallotti, além de um auditório para até 400 pessoas que poderá ser utilizado pelo município e por entidades da cidade, assim como já acontece com o Anfiteatro Leda Regina de Souza. No local também serão realizados eventos, como espetáculos musicais, exposições artísticas e outras atividades condizentes com a estrutura do centro. A entrega do Centro de Eventos também será feita de forma remota em data a ser confirmada e divulgada em breve.

Texto: Karina Peixoto Silva e Patrícia Ferreira | Fotos: Larissa e Karina