Administração Municipal assina Ordem de Serviço para pintura e pequenos reparos do Casarão Gallotti

01/07/2019 12:04

Na noite da última sexta-feira (28) aconteceu a assinatura da Ordem de Serviço para pintura externa e pequenos reparos do Casarão Gallotti. O evento reuniu autoridades e munícipes no jardim da casa histórica, às 19h.

De acordo com a secretária de Cultura, Paula Regina da Silva, a verba que seria utilizada para promover o Carnaval deste ano foi destinada para os reparos e para a criação de oficinas culturais.

“O prédio foi totalmente restaurado e reinaugurado em 2009, no entanto necessita de melhorias para mantê-lo conservado. Serão realizados diversos reparos e completa pintura externa do principal centro cultural do município”, explica a secretária.

Oficinas de dança

Outra ação importante proporcionada com a verba foi a criação de oficinas culturais de dança açoriana e gaúcha, para pessoas maiores de 7 anos. As aulas iniciaram no dia 01 de abril, e ainda estão sendo realizadas pela manhã e à tarde com crianças e adolescentes, bem como no período noturno para pessoas a partir dos 18 anos.

O prefeito Eloi Mariano Rocha afirmou durante o evento que hoje a população pode usufruir de projetos culturais graças a esta verba. “Tomamos a decisão de não promover o Carnaval em Tijucas para direcionar os recursos para ações que deixarão benefícios para a comunidade de forma permanente”, ponderou o professor Eloi.

Sobre o Casarão Gallotti

Pertencente à uma tradicional e importante família de Tijucas, a imponente residência dos Gallotti foi construída no século XIX e desde então se consagrou como importante patrimônio histórico do município.

A casa foi construída pelo patriarca, o empresário Benjamim Gallotti, e foi toda erguida com materiais vindos diretamente da Itália por meio de grandes embarcações.

O Casarão Gallotti hoje abriga a Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos, o Museu Tijucas, eventos e oficinas culturais.

Texto e Foto: Patrícia Ferreira