Administração Municipal intensifica Operação Tapa Buracos

02/03/2017 12:49

A Operação Tapa Buracos, iniciada pela Secretaria de Obras de Tijucas no dia 7 de fevereiro, está em andamento em diversos pontos da cidade. A ação, que conta com apoio do Samae, teve início nas proximidades do Terminal rodoviário Miguel Vieira de Brito e do Hospital São José, região central da cidade e onde estão concentrados os problemas de maior gravidade em relação à pavimentação.

De acordo com o Vice-prefeito e também secretário de Obras, Adalto Gomes, o serviço realizado neste primeiro ponto requer um tempo maior de execução por conta da necessidade de recuperação do sistema pluvial.

“Em alguns pontos da cidade é possível fazer apenas a recuperação da pavimentação com fechamento do buraco, em si, porém, nesta região da rodoviária o problema é um pouco mais grave. Ele inclui a desobstrução da tubulação pluvial, ou seja, precisamos desentupir o sistema de drenagem para podermos dar fim aos alagamentos no local e ao mesmo tempo, evitar a reincidência destes buracos”, explica.

Ele ainda afirma que sem este trabalho de desobstrução do sistema de drenagem, os buracos que há tantos anos causam transtornos no centro da cidade tendem a voltar com o tempo. “Por isso precisamos que a comunidade compreenda que em casos como este o tempo de execução da obra é bem maior”, diz.

Além de desobstruir o sistema, que em toda a região foi de aproximadamente 500 metros de tubulação, o secretário afirma que a obra também contemplou a construção de cinco caixas de visitação. “Construímos estas caixas para facilitar o acesso à rede e fazer com que novos serviços de desobstrução sejam feitos de forma prática e rápida. Estas caixas não existiam e por isso ficou mais difícil acessar a tubulação e instalar as mangueiras que fizeram a desobstrução da rede. Agora, nas próximas vezes que isso for necessário, o acesso será bem mais rápido e fácil”, explica.

PRIORIDADES

O número de buracos e fissuras na pavimentação da cidade é grande e faz parte da realidade de todos os bairros de Tijucas. Para dar andamento à operação, a secretaria de Obras elaborou uma lista de pontos que requerem reparos. Esta relação é baseada em solicitações de moradores e também resultam de vistorias da própria equipe da secretaria. A ordem de execução do serviço acontece de acordo com a urgência e fluxo de veículos. Em geral, ruas principais da cidade têm prioridade e aos poucos, buracos localizados em outros pontos vão sendo reparados também.

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha mantém o pedido de emergência para o caso. “A operação Tapa Buracos foi uma das primeiras medidas que adotamos devido à urgência do problema de infra-estrutura que Tijucas está enfrentando. Temos uma demanda muito grande, porém, com planejamento e muita determinação estamos confiantes de que os problemas serão amenizados e nossa malha viária, aos poucos, terá suas condições mínimas retomadas”, conclui o prefeito.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza)