Administração Municipal promove Semana do Peixe para fomentar cadeia da pesca no município

08/10/2018 10:11

Tijucas é um município à beira-mar, cortado pelo Rio Tijucas, maior rio da Bacia hidrográfica que leva o seu nome. A formação inicial da cidade, inclusive, aconteceu às margens do Rio Tijucas e até hoje o município tem comunidades com forte presença de pescadores tradicionais.

Nos últimos anos, porém, estes pescadores não vinham recebendo respaldo do poder público. Este processo fica evidente, por exemplo, na precarização da estrutura da Colônia de Pescadores de Tijucas Z 25. Esta é a realidade que a Administração Municipal está trabalhando para mudar, realizando uma série de ações para retomar as atividades da colônia, estreitar as relações com a comunidade pesqueira e fortalecer a cadeia produtiva do pescado no município. Atualmente já estão sendo feitos esforços para regulamentação administrativa da colônia (alvarás, licenças, nova diretoria, reuniões, assembleias), atendimento ao pescador para emissão de licenças de pesca, documentação das embarcações e orientações legais administrativas.

Para fortalecer ainda mais este segmento, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, em parceria com a Colônia de Pescadores e EPAGRI, promove, entre os dias 15 e 20 de outubro, a Semana do Peixe, com uma série de atividades para fomentar a cadeia produtiva do pescado em Tijucas. A Secretaria vai trabalhar a divulgação da importância do consumo de pescado para a saúde e para a economia em veículos de comunicação da cidade, reforçando os benefícios de inserir o pescado na alimentação. A abertura oficial da semana acntece na segunda-feira (15), às 9h, na Colônia de Pescadores de Tijucas Z-25.

Durante a semana, restaurantes da cidade vão incluir pratos à base de pescado em seus cardápios. Na sexta-feira (19), acontece a Feira do Peixe Vivo, junto da feira de hortaliças e verduras que acontece toda sexta-feira, no Centro da cidade. Na oportunidade haverá comércio de tilápia e pacu vivos a preços acessíveis.

Alunos de escolas do município vão participar de ações educativas, conhecendo a colônia de pescadores, recebendo conhecimentos sobre a pesca, sobre os equipamentos utilizados na pescaria e questões histórico-culturais relacionadas à atividade. Os estudantes também vão assistir aos documentários “Canoa bordada de garapuvu, a canoa de um pau só” e "Informar: tubarões e raias - pesca na baía de Tijucas", produzidos pelo Comitê Tijucas Biguaçu.

A intenção da Secretaria é realizar a primeira edição da Semana do Peixe no município, que deve se repetir regularmente. “Este é apenas um primeiro passo para a construção do reconhecimento e da valorização da atividade pesqueira enquanto atividade familiar e artesanal, com potencial econômico relevante”, afirma o Secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, José Leal Silva Junior.

“As ações a serem desenvolvidas visam fortalecer a constituição de redes cooperação, comercialização e valorização do mercado local. Além disso, pretendem incentivar a participação efetiva da Colônia nas discussões voltadas à economia do Rio e do Mar na região”, comenta o Prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.

Confira a programação completa:

- 15/10 (segunda-feira), 9h: Abertura oficial da Semana do Peixe;
Local: Colônia de Pescadores de Tijucas Z 25.

- 16/10 (terça-feira): Ação com alunos da E.E.B. Deputado Valério Gomes - apresentação do vídeo documentário "Canoa de Garapuvu: a embarcação de um pau só"; e aula prática sobre a pesca na região: conhecendo os petrechos de pesca (molinete, rede e tarrafa). Saída de campo até o Rio Tijucas para pôr em prática a pesca e conhecer a ictiofauna ou biodiversidade de peixes da região - quais são as espécies de peixes que ainda povoam nosso rio.

- 17/10 (quarta-feira): Ação com alunos da E.E.F. Deputado Walter Vicente Gomes Gomes - apresentação do vídeo documentário "Informar: tubarões e raias – pesca na baía de Tijucas"; e aula sobre a história da pesca na região (passado e presente) no Galpão da Colônia de Pescadores Z 25, com participação do museólogo Thiago Lessa.

19/10 (sexta-feira): Feira do Peixe Vivo - comércio de Tilápia e Pacu vivos a preços acessíveis.
Local: feira de verduras e hortaliças que acontece toda sexta-feira, ao lado da Concha Acústica Nagip Elias Abdala.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação).