Administração Municipal recebe os microchips para identificação animal

14/02/2019 8:44

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente já recebeu os 500 microchips que serão implantados em gatos e cachorros para identificação dos animais e seus proprietários. A instalação já está sendo realizada, na sede da Secretaria, sempre às quintas-feiras. O serviço será feito por ordem de chegada, das 8h às 11h.

Para fazer o procedimento, o proprietário, que precisa ser maior de idade, deve se dirigir à Secretaria munido de carteira de vacinação do animal, RG, CPF e comprovante de residência. O animal deve ser levado em caixa de transporte ou com guia. O serviço é aberto aos proprietários interessados em implantar o dispositivo nos seus animais.

Em paralelo a isso, as ONGs que promovem feiras de adoção animal farão a orientação para que os adotantes façam a implantação. A intenção é de que este procedimento passe a ser obrigatório nestes casos e, para isso, um projeto de lei deve ser encaminhado para a Câmara de Vereadores de Tijucas a fim de debater o assunto.

Com a instalação dos microchips é possível identificar os donos dos animais em casos de abandono. A medida tem o objetivo de reduzir a quantidade de abandono animal, prevenir os maus-tratos e possibilitar maior controle de zoonoses. No aparelho ficam registrados o nome, CPF e endereço do responsável, se o animal é castrado e quais vacinas recebeu.

“Conseguimos agilizar a aquisição dos microchips e do leitor e já estamos iniciando a implantação. Solicitamos à população, principalmente às pessoas que adotarem animais em feiras, que procurem o serviço. Esse trabalho é de fundamental importância para o monitoramento dos animais no município”, destaca o Secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, José Leal Silva Junior.

Equinos abandonados também vão receber o microchip
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente tem um trabalho permanente de recolhimento de equinos soltos em vias públicas. Estes animais também vão receber os microchips.

Fotos: Divulgação.