“Agosto Dourado” incentiva aleitamento materno em Tijucas

08/08/2019 11:44

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo ações voltadas ao “Agosto Dourado”: mês de apoio e incentivo ao aleitamento materno. As Unidades Básicas de Saúde organizarão ações de orientação e conscientização durante todo o mês.

De acordo com o secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula, as atividades serão organizadas e desenvolvidas pelas UBSs visando propor mais conhecimento às mães.

“São atividades que mostram a importância da amamentação, dos benefícios ao bebê, além de toda informação para que ele cresça saudável. As gestantes em pré-natal também poderão tirar dúvidas sobre a amamentação”, afirmou o secretário.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi oficialmente estabelecida pela OMS / UNICEF em 1992. Atualmente é o movimento social mais difundido em defesa do aleitamento materno. É comemorado em mais de 120 países, de 1 a 7 de agosto, aniversário da Declaração de Innocenti, assinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em agosto de 1990 para a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno.

Nos bairros

O Grupo Partolândia, que reúne gestantes e recém-mães numa roda de conversa com uma equipe médica, acontece regularmente na Unidade Básica de Saúde do Centro. As participantes podem questionar e tirar dúvidas acerca do momento em que estão vivendo com a Dra. Lívia Batista Correa Ribeiro e a enfermeira Maeve Coelho Moreira.

Nesta quinta-feira (08) acontece o primeiro encontro entre gestantes e mães que amamentam no bairro Praça. A reunião acontecerá às 14h30, no piso superior da Unidade Básica de Saúde Dona Calina.

Hoje (08) também aconteceu a primeira reunião do Grupo de Gestantes da localidade do Timbé. A futuras mamães puderam tirar dúvidas e ainda receber um lindo kit de presente. O kit contendo lenços umedecidos, cotonetes e fraldas foi montado com apoio da Parentex e da comunidade. “Estamos muito felizes por realizar o nosso primeiro grupo de gestantes no Timbé.

"Agradeço a Deus pela oportunidade, à minha equipe que trabalhou para essa realização, agradeço também a Parentex e a comunidade pela confecção de uma linda cesta que será sorteada entre as gestantes”, conta Andrezza Martinha Nicolau, a enfermeira responsável da localidade.

Mais fotos aqui.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Saúde