Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Agricultores de Tijucas fazem visita técnica a Urussanga

16/02/2017 12:16

Assim como havia sido programado em reunião com o prefeito Eloi Mariano Rocha há alguns dias, a equipe da secretaria municipal de Agricultura de Tijucas promoveu nesta semana a primeira visita técnica de agricultores locais a cidades consideradas referência em agricultura no estado.

A primeira missão foi realizada em Urussanga, onde os produtores puderam verificar de perto bons exemplos em plantações de batata doce, aipim e maracujá. Coordenados pelo Chefe de Divisão, Análise, Estudos e Projetos da secretaria de Tijucas, Dirceu Alves, o grupo de 12 agricultores saiu de Tijucas na terça-feira (14) logo cedo. Eles estavam acompanhados da engenheira agrônoma da Epagri de Tijucas Mônica Dozza e da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tijucas, Ana Paula Ribeiro Ramos Martinenghi.

Na ocasião a comitiva de Tijucas teve oportunidade de conhecer as unidades demonstrativas que foram implantadas em Urussanga. De acordo com o secretário de Agricultura, Jilson José de Oliveira, é este tipo de unidade que a administração municipal pretende trazer para a nossa cidade. “O objetivo é conseguir, por meio da Epagri, que pelo menos duas unidades desta venham para Tijucas e sejam implantadas em propriedades rurais de nossa cidade. Com elas, o agricultor terá orientação técnica de especialistas que farão o acompanhamento das plantações, desde o cultivo até a colheita”, diz.

O chefe de divisão da secretaria de Agricultura, Dirceu Alves, que acompanhou a visita, afirma ainda que além de oferecer esta orientação técnica, as unidades também vão possibilitar a diversificação da produção local. “Nestas unidades serão feitas experimentações com diferentes variedades de cada cultivo, ou seja, vários tipos de maracujá, bem como, de batata doce e de aipim. Com isso será possível descobrir qual variedade é mais adequada ao nosso solo e quais as técnicas de plantio que permitem maior produtividade e qualidade aos nossos agricultores”, afirma.

O agricultor Aldomir Soares, da localidade de Oliveira, foi um dos integrantes da comitiva. Ele afirma que voltou do encontro bastante motivado. “Foi uma visita muito produtiva, aprendemos coisas novas e já deixei registrado que se conseguirem as unidades para Tijucas, estou disposto a participar colocando uma delas em minha propriedade”, diz.

A solicitação das unidades experimentais será feita pela secretaria de Agricultura de Tijucas à Epagri regional.

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha ficou satisfeito com os primeiros resultados obtidos. “Ficamos muito felizes por ver o interesse de nossos agricultores em conhecer técnicas novas e em buscar aperfeiçoar o trabalho que tão bem desenvolvem em nosso interior. Vamos seguir com este propósito de dar suporte e todas as condições necessárias para que nossos agricultores tenham ainda mais sucesso em suas produções”, diz o prefeito.

Receptividade em Urussanga

O grupo de Tijucas foi muito bem recebido em Urussanga e teve acesso a todas as informações necessárias para voltar para casa confiante de que há muitas formas de melhorar a produção local. Recepcionaram o grupo, o gerente regional da Epagri, Jose Orlando Borguezan, os consultores e técnicos da Epagri, Henrique Belmonte Petry (plantio de maracujá), Darlan Rodrigo Marchesi (plantio de batata doce), Eduardo Costa Nunes (plantio de aipim) e Alexsander Luiz Moreno (especialista em genética de aipim).

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Agricultura Tijucas)

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil