Água de Tijucas recebe novos investimentos e rede do Mata Atlântica será substituída

12/02/2019 15:18

Diante dos constantes problemas de abastecimento de água no loteamento Mata Atlântica, a Administração Municipal de Tijucas, através do Samae, vai substituir a rede existente no local. A tubulação, implantada na época da construção do loteamento era de 50 mm e agora será substituída por uma nova rede de 200mm. Com a mudança, a rede será ampliada em 11 vezes, dando assim mais vazão e maior pressão à água que chega pela rede.

O material a ser utilizado na obra foi doado pelos empresários construtores do loteamento e a mão de obra será totalmente realizada pelo Samae, com recursos próprios da autarquia. De acordo com o presidente do Samae, Jilson José de Oliveira, a obra será realizada assim que for concluído o processo licitatório para contratação da empresa que vai executar o serviço. Ainda segundo ele, a obra será realizada no passeio da rua, na parte lateral, sem prejudicar assim, o pavimento das avenidas principais.

MAIS INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE ÁGUA DA CIDADE

Além do Mata Atlântica, outros pontos da cidade têm enfrentado dificuldades no abastecimento de água, em especial no verão, época em que a demanda é maior. O crescimento da cidade nos últimos anos também tem colaborado para a insuficiência do sistema que nem sempre comporta o consumo.

Para resolver isso, o Prefeito Eloi Mariano Rocha solicitou ao presidente do Samae e ao engenheiro da autarquia, Valnei Beckhauser que providenciem ampliações urgentes no sistema de água da cidade. De acordo com Beckhauser, que já tem os projetos em andamento, a ampliação que será feita ainda neste ano vai tornar o sistema apto para atender a demanda da cidade pelos próximos 30 anos.

“Nosso trabalho agora é identificar os pontos ocultos de vazamento já que estamos com um índice de perda de água acima do ideal. Aliado a isso, vamos ampliar a adutora de água bruta que vai da cachoeira até a ETA (Estação de Tratamento de Água) da Itinga e ainda, ampliar a adutora de água tratada da ETA até a ponte da Joáia. Essas mudanças também vão gerar um aumento significativo no volume de água tratada e distribuída à cidade”, explica.

As obras de ampliação de adutoras devem iniciar em breve e a previsão é de que estejam concluídas ainda no segundo semestre deste ano.

“Não podemos mais conviver com situações como a que tivemos no final do ano passado e no início deste ano. Por isso, a determinação é de que seja feito tudo o que for possível, da forma mais rápida e eficiente possível, para que a comunidade não sofra mais com a falta de água em nossa cidade”, diz o Prefeito.

Texto e foto: Karina Peixoto Silva | PMT