Alimentos nutracêuticos farão parte da merenda escolar de Tijucas

09/02/2018 10:46

Nesta quinta-feira (08), as merendeiras da rede municipal de ensino participaram de uma capacitação oferecida pelo Sítio Flora Bioativas, no Sertão do Valongo, em Porto Belo. Foram duas turmas de merendeiras, nos períodos matutino e vespertino.

Esta é uma importante ação, resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sítio Flora Bioativas, que vai fornecer alimentos nutracêuticos para a merenda escolar neste ano. A capacitação das profissionais foi proposta pelo sítio quando a parceria para fornecimento foi fechada e visa prepará-las para o manuseio de alimentos e para a inserção dos nutracêuticos na alimentação escolar.

O curso foi ministrado pela cozinheira e professora de gastronomia Michele Alam. Além do treinamento, as merendeiras receberam uma apostila com receitas e modos de usar os alimentos. Elas não devem, no entanto, se restringir às receitas, já que os ingredientes podem ser inseridos em outros pratos, de acordo com a criatividade das cozinheiras.

Noeli Pinheiro é enfermeira por formação e responsável pelo sítio, que trabalha com alimentos orgânicos e nutracêuticos, cursos e workshops sobre alimentação saudável e nutritiva. Ela explica que os alimentos que o Flora Bioativas vai fornecer são: ora pro nobis – planta rica em proteína; tupinambor – rica em inulina, além de açafrão, alecrim, tomilho e orégano.

Merenda mais saudável

Esta é mais uma iniciativa da equipe responsável pela merenda do município, que tem feito esforços contínuos para oferecer uma alimentação de qualidade, cada vez menos industrializada (Leia aqui). “Nós pensamos nas questões nutricionais dos alimentos. Estamos capacitando as merendeiras para cozinhar alimentos de verdade”, afirma Noeli.

Tijucas cumpre toda a legislação que determina as quantidades de alimentos orgânicos e provenientes de agricultura familiar. Num trabalho contínuo, as nutricionistas da Educação têm trabalhado para reduzir ao máximo a utilização de qualquer produto industrializado. “Ficamos muito felizes com esse movimento. Vamos inserir na merenda escolar alimentos muito importantes para as crianças”, avalia Noeli.

A Secretária de Educação, Neide Reis, comemora as melhorias. “A nossa merenda já é excelente. Vamos adicionar ainda mais alimentos saudáveis e de qualidade”, analisa. “Além disso, na capacitação ainda trabalhamos o reaproveitamento de todas as partes dos alimentos, para evitar desperdícios e aproveitar ao máximo os nutrientes de cada item”, garante.

Alimentos nutracêuticos

O termo nutracêutico é o resultado da junção das palavras “nutriente” e “farmacêutico”. Na alimentação, é empregado para definir alimentos que, além de nutritivos, têm comprovada eficácia para a prevenção ou tratamento de diversas enfermidades.

Texto e fotos: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação).