Alunos da APAE de Tijucas participam da Semana de valorização da Autodefensoria

13/07/2018 11:10

Entre 8 e 14 de julho é celebrada a Semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores das APAEs. Durante toda a semana, são desenvolvidas ações que visam o fortalecimento da autodeterminação, conquista de independência e oportunidades de expressão de vontades por parte das pessoas com deficiência.

O Autodefensor é um representante eleito pelos alunos da APAE para reivindicar espaços, defender interesses, ideias e necessidades e contribuir para a melhora no atendimento às pessoas nesta condição. Na APAE de Tijucas, os Autodefensores são o Filipe Thayde Machado, de 23 anos, e a Lenice da Silva, de 19.

Os dois representaram os alunos da APAE Tijucas em algumas atividades durante a semana. Na terça-feira (10), eles participaram do Primeiro Encontro Estadual de Autodefensores, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). O evento propôs o debate e a valorização do papel dos Autodefensores na busca por uma sociedade mais inclusiva. Eles também participaram da apresentação da APAE no Arraiá no Casarão Gallotti.

Ações muito importantes para a inserção da pessoa com deficiência na sociedade. Fomentar a discussão sobre a posição dessas pessoas é fundamental para que a sua condição de vida seja cada vez melhor.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação).