Alunos de Rede Municipal participam de projeto de educação ambiental

22/04/2019 9:04

Se a conscientização ambiental na fase adulta ainda é um desafio no Brasil, para as crianças os ideais da sustentabilidade são cada vez mais conhecidos. Incentivados pelas escolas municipais, que promovem desde hortas sustentáveis até construção de brinquedos com material reciclável, os estudantes já incorporam a preocupação com o meio ambiente no dia a dia, e levam os ensinamentos para casa.

A Secretaria Municipal de Educação de Tijucas estimula projetos nesse âmbito. Um deles, intitulado Projeto Educação Ambiental nas Escolas, desenvolvido desde dezembro de 2017, realiza palestras de conscientização nos centros educacionais da cidade.

“O objetivo principal é conscientizar as crianças para que elas se tornem agentes fiscalizadores no nosso município e por consequência levem essa informação do quesito reciclagem para casa, para ensinar os pais, os tios, os avós, envolver todos os familiares para incentivar a separação do lixo reciclável dentro do nosso município”, explica o professor Victor Bruno Prudente, que também é Biólogo e Educador Ambiental.

É o caso de Gustavo Sabino, de 8 anos, que estuda o 3º Ano no Centro de Educação Infantil Professor Manoel dos Anjos, no Centro da cidade. Ele conta que quando sua mãe separa o lixo, ele acompanha tudo nos mínimos detalhes para que todas as cores fiquem em sacolas separadas. Quando questionado sobre a palestra que recebeu na última quarta-feira (03), respondeu:

“Muito legal a palestra! Eu aprendi que se a gente jogar o lixo no lugar errado, a gente pode fazer mal para a nossa saúde e para o meio ambiente. Lá em casa separamos uma sacola de lixo orgânico, uma de papel, outra de plástico e mais uma de vidro: tudo separado. Se todo mundo fizer a reciclagem eu acredito num futuro melhor para o nosso planeta ”, conta o menino.

Dados

No primeiro trimestre de 2018, cerca de 30 toneladas de lixo reciclável foram coletadas em Tijucas, já nos meses finais do ano, após as atividades do projeto de Educação Ambiental, foram 75 toneladas recicladas, representando 82, 76% de material reciclado. Como mostra o gráfico abaixo:

De acordo com o prefeito Eloi Mariano Rocha, a Administração Municipal se preocupa com o assunto e acredita que realmente a reciclagem pode dar um novo ar para o meio ambiente. “Tijucas ainda está se estruturando com relação a reciclagem, mas acredito que as crianças são a solução, elas são o futuro, por isso ações como estas são importantes. Temos muito a crescer ainda, mas os primeiros passos estão sendo dados. Ou tomamos consciência com o meio ambiente agora, ou vamos caminhar para um grave quadro no planeta”, afirma o prefeito.

Durante o ano, já estão programadas diversas atividades para o fortalecimento do conceito da reciclagem na cidade. “Entrar no ambiente escolar ajuda muito sim para que o nosso município comece a ter mais consciência, uma mudança de hábito e um respeito, estabelecendo um equilíbrio entre meio e nós seres humanos”, destaca o educador Victor Bruno Prudente.

Planeta pede socorro

Por ano, são produzidas mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos no mundo. De acordo com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU), 99% dos produtos que compramos são jogados fora dentro de seis meses. Para acomodar os 7,6 bilhões de moradores do mundo, suprir o uso de recursos e absorver o lixo gerado, seria necessário 70% de outro planeta Terra.

“O nosso planeta a cada momento que passa pede socorro. O nosso maior problema é o lixo, embora encarado muitas vezes com não muita prioridade. No nosso município, o prefeito exigiu que tivesse esse projeto. A educação ambiental tem muita importância para todos e tem que acontecer sim! Sem ela o nosso planeta só tende a piorar”, finaliza o biólogo Victor Bruno Prudente.

Dia do Planeta Terra

O Dia da Terra é comemorado anualmente em 22 de abril, em todo planeta. Também chamado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, esta é uma data para reconhecer a importância do planeta, e para refletir sobre como podemos colaborar para proteger a Terra. Em alguns lugares, surgem campanhas que incentivam as pessoas a desligarem as luzes durante um minuto no Dia da Terra, como forma de consciencializar um gasto menor de eletricidade.

Mais fotos aqui.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Larissa Souza