Alunos participam de palestra sobre a inserção em Universidades por meio de cotas

15/09/2015 8:12

O conselho Municipal de Populações Afro-descendentes em Tijucas em parceria com a secretaria municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos, promoveu na última segunda-feira (14), no Anfiteatro Leda Regina de Souza, uma palestra com alunos do Ensino Médio das escolas Estaduais Profª Olivia Bastos e Colégio Cruz e Souza para debater a inserção nas universidades através de cotas.
O tema base da palestra foi “Ações Afirmativas” que consiste em políticas públicas e privadas voltadas aos grupos discriminados e vitimados pela exclusão, buscando a neutralização dos efeitos da discriminação racial, de gênero, idade,origem nacional, entre outros, fazendo parte destas, as cotas para inserção nas universidades.
A palestra foi proferida pelo Dr?Professor Marcelo H. R. Tragtenberg, professor de física da UFSC e membro da Comissão de Validação da Auto-Declaração de Optantes por Vagas Para Negros do Programa de Ação Afirmativa da UFSC.
A palestra gerou uma série de indagações e pôde, além de orientar os alunos que se encaixam no contexto, disseminar a informação sobre o assunto, que em certos momentos ganha destaque em meio aos jovens que dividem opiniões a favor e contra a medida.
O conselho Municipal de Populações Afro-descendentes em Tijucas realiza ao longo do ano, uma série de atividades de conscientização sobre o preconceito étnico-racial e também busca a valorização da cultura afro-descendente na cidade.