Associações que mantêm projetos do FIA assinam contratos para 2020

05/02/2020 13:29

Em reunião no gabinete do Prefeito nesta quarta-feira (05), representantes do CMDCA, Secretaria de Ação Social e presidentes de associações não governamentais assinaram contratos de cofinanciamento junto ao Conselho de Tijucas para iniciarem as atividades com atendimentos gratuitos nos projetos, programas e campanhas educacionais aprovados para 2020.

De acordo com a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Tijucas, Cláudia Buchelle, “estes foram os projetos que receberão recursos por chancela, ou seja, solicitados pelas empresas que destinaram a restituição do imposto de renda diretamente à entidade beneficiada. Os demais projetos serão contemplados nos meses seguintes, com recursos do município, como aconteceu no ano passado”, diz.

Ainda de acordo com a presidente, somente em 2019 os programas apoiados pelo fundo atenderam milhares de crianças no município. “Em 2018 os projetos alcançavam pouco mais de 1 mil crianças e no ano passado chegamos a 9 mil. Para este ano, a expectativa é de que esse número seja ainda maior”, conclui.

A secretária de Ação Social e Direitos Humanos, Bianca Bibiani Machado também se manifestou a respeito da importância dos projetos. “É muito gratificante para a administração municipal ver tantos projetos importantes como este em funcionamento no município, afinal, são ações que estimulam a conscientização ambiental, cultural e esportiva nas nossas crianças. Com certeza o reflexo destas ações será muito positivo no futuro destes jovens”, diz a secretária.

Assinaram os contratos os seguintes projetos:

Projeto Cantar (ASSOCIAÇÃO MUSICAL UNIÃO TIJUQUENSE – ASMUT)

Cofinanciado por meio de incentivo fiscal das empresas PBTech Comércio e Serviços de Revestimentos Cerâmicos, MINERAÇÃO PORTOBELLO LTDA e KOCH HIPERMERCADO S.A. Visa atender crianças e adolescentes em faixa etária de 05 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social que estejam sendo atendidos pela REDE DE PROTEÇÃO ESPECIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES do município de Tijucas: CRASTJ, CREASTJ, SMETJ e CONSELHO TUTELAR TJ com aulas de canto/coral gratuitas.

Guerreiros da Paz (AREERB)

AREERB - ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E ESPORTIVA EVERTON RODRIGUES BASTOS em parceria com o 3ª CIA DO 12° BATALHÃO da POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA COM O PROGRAMA SOCIAL DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E SEGURANÇA - GUERREIROS DA PAZ. Cofinanciado por meio de incentivo fiscal das empresas KOCH HIPERMERCADO S.A e PBTech Comercio e Serviços de Revestimentos Cerâmicos Ltda.

O programa tem por objetivo principal ensinar artes marciais a crianças e adolescentes com o propósito de aproximar a comunidade da instituição da PM, melhorando com isso o convívio familiar e social, reduzindo os fatores de risco e vulnerabilidade frente à situação de conflitantes com a lei.

Biodiesel na escola (ACAT | ASSOCIAÇÃO CAMINHO DAS ÁGUAS)

Cofinanciado por meio de incentivo fiscal da empresa GELNEX IND E COMERCIO LTDA.(Da Magrinha). Voltado para crianças e adolescentes da faixa etária de 05 a 17 anos regularmente matriculados na rede de ensino municipal, oferece de forma gratuita aulas de educação ambiental através de uma campanha de transformação de óleo de fritura residual em biodiesel com oficinas gratuitas nas escolas.

Texto: Karina Peixoto Silva| Fotos: Larissa Souza