Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Barreiras de controle de acesso ao município começam nesta segunda-feira (23)

22/03/2020 16:34

A fim de reforçar as ações de prevenção à proliferação do Coronavírus (Covid-19) em Tijucas e região, o Prefeito de Tijucas e demais prefeitos do Vale do Rio Tijucas (Canelinha, São João Batista, Nova Trento e Major Gercino) montaram um plano de contingência de Barreira Rodoviária Intermunicipal.

Segundo o decreto municipal 1519/2020, que será publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, dia 23, a partir desta mesma data, “as vias públicas de acesso à região do Vale do Rio Tijucas contarão com barreiras físicas e pontos de controle, monitorados por servidores públicos em regime de cooperação, com o objetivo de orientar e prevenir os ocupantes dos veículos em relação às restrições municipais, bem como verificar o estado de saúde daqueles que adentrarem aos limites da região".

A intenção é restringir o acesso à cidade pelas vias secundárias, canalizando a entrada de veículos por uma única via, na rua Jacob Lameu Tavares (entrada do Bento Loja) onde será feita abordagem aos veículos que estiverem circulando no município, em especial àqueles que não forem conduzidos por moradores locais.

Na barreira de controle, uma equipe capacitada para atuar nesta operação, vai aplicar um questionário com perguntas básicas como: local de origem, se algum ocupante do veículo integra grupo de risco, se há no veículo alguém com sintomas de gripe ou infecção respiratória e se algum ocupante teve contato com pessoa infectada pelo novo Coronavírus ou se esteve em alguma área de risco.

Caso alguma destas situações seja encontrada, o cidadão será orientado a comunicar, de imediato, o setor de vigilância epidemiológica do município em que reside para que o mesmo seja monitorado pela equipe técnica. A pessoa também será orientada a manter o isolamento social em sua residência pelo prazo de 7 (sete) dias.

De acordo com o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, a criação destas barreiras visa à proteção da população. “Mais do que evitar a entrada de pessoas possivelmente infectadas em nossa região, o objetivo deste plano, criado em conjunto pelos Prefeitos do Vale, é reforçar a recomendação de isolamento. As pessoas precisam entender que é preciso ficar em casa e, se esta conscientização não está acontecendo de forma natural, temos que adotar medidas como essa para facilitar o cumprimento desta determinação”, diz.

Confira abaixo os pontos que serão fechados com a implantação das barreiras físicas

 

Limites de municípios:

TIJUCAS/BIGUAÇU

- Avenida Sorocaba (Timbé)
- Estrada Geral Timbé (Sorocaba de Fora)

TIJUCAS/PORTO BELO

- Rua Euclides Francisco Peixoto (Santa Luzia)
- Rua 13 de Maio (Areias)

OUTROS ACESSOS TIJUCAS (CENTRO)

- Avenida José Manoel Reis (lateral Churrascaria)
- Rua Ademar Carvalho (lateral Churrascaria)
- Rua Rudy Bayer (lateral Churrascaria)
- Avenida Valério Gomes (lateral Ponte)
- Rua Coronel Gallotti (embaixo da Ponte)
- Rua Antônio Cherem (semáforo da rua do Tiradentes)
- Rua Antônio Cherem (esquina com a Rua Manoel Cruz)

Texto: Karina Peixoto Silva | Arte: Larissa Souza

© 2020. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil