Biblioteca sem paredes incentiva prática da leitura às crianças do interior

26/03/2019 13:13

Nem sempre é fácil fazer com que as crianças peguem gosto pela leitura. Em Tijucas, A Secretaria Municipal de Cultura organizou uma biblioteca itinerante oferecendo justamente a oportunidade de incentivo que muitas delas precisam. O Projeto “Biblioteca sem paredes” leva livros às localidades do interior do município.

A atividade foi idealizada pela equipe da Biblioteca Municipal Edmundo da Luz Pinto em parceiria com os profissionais do Museu Tijucas e acontece desde 2018, sempre às terças-feiras, visitando uma comunidade diferente por semana. “Queríamos trazer os livros para mais perto da comunidade através da biblioteca itinerante”, destaca a bibliotecária Maria Claudete Machado Ferreira Schuster.

“A ideia é levar a literatura até as crianças que residem no interior. Temos a intenção de facilitar o acesso, o que é dificultado pela distância das localidades com a biblioteca pública, que fica no Centro da cidade. Este ano oferecemos o projeto também para a Escola de Ensino Fundamental João Caetano, no bairro Areias”, explica Paula Regina da Silva, secretária de Cultura.

Em 2019, o programa teve início no dia 19 de março e contemplou os alunos do bairro Areias. Nesta terça-feira (26) o projeto está acontecendo no Timbé. São aproximadamente 50 livros disponíveis para as crianças retirarem gratuitamente e devolvê-los um mês depois, na próxima passagem do projeto por sua comunidade.

“Acho muito interessante esse tipo de projeto na escola, na qual as crianças adoram ouvir as histórias e escolher livros para ler em casa com a família. A leitura é essencial para termos conhecimento do mundo e fazer a diferença”, destaca a professora Édna Rosa Silva, do 1º e 2º Ano da E.E.F. Madre Sabina.

Relatos da E.E.F. Madre Sabina

Desde cedo, a alegria tomou conta da Escola de Ensino Fundamental Madre Sabina, no Timbé, nesta terça-feira (26). De acordo com a diretora Josiane Machado Vieira, 60 alunos tiveram a oportunidade de levar para casa um livro.

“Quero agradecer pela oportunidade de nossa escola participar desse projeto. Nossos alunos adoraram esse momento de leitura. É muito bom ter parceria para esse tipo de incentivo à leitura, só desta forma podemos ter um mundo melhor, com bons leitores. Parabéns! ”, elogiou a diretora.

A força das palavras vai ganhando meninos e meninas, fazendo diferença na história de cada um. A aluna Eloah da Silva Pinheiro, do 4º Ano, poetizou dizendo que com a leitura as crianças aprendem mais, conhecem palavras novas e viajam pelas histórias. “Os livros me incentivam a ler mais, pois adoro histórias. Com elas aprimoramos nosso vocabulário desenvolvendo a nossa criatividade”, também declarou o aluno do 4º Ano, Luigi Lusvarghi Moncau.

Mais fotos aqui

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Cultura