Bombeiro tijuquense que trabalhou em Brumadinho visita prefeitura

09/04/2019 12:59

Atendendo a um convite do prefeito Eloi Mariano Rocha, o bombeiro militar Sargento Luiz Carlos Veronezi, acompanhado do cão Hero, esteve no gabinete nesta terça-feira (09) compartilhando a experiência marcante com os servidores. De acordo com o depoimento emocionado do herói local, a experiência o fez valorizar mais a vida.

“Fiquei 15 dias em Brumadinho e levei a bandeira da cidade para lá. Nossa rotina de trabalho começava 4 horas da manhã e ia até a meia noite. Foi uma experiência muito marcante para mim, durante as duas primeiras semanas de regresso eu não consegui falar sobre o assunto. Volto com o sentimento de dever cumprido, mas transformado com o sofrimento de lá”, afirmou Veronezi.

Num total de 2 mil e 500 bombeiros envolvidos nas buscas, o Estado de Santa Catarina enviou para trabalhar no local 43 soldados especializados em busca com cães e busca e resgate em áreas deslizadas. 40% dos achados em Brumadinho aconteceram devido ao trabalho diligente dos profissionais do Estado. Tijucas é uma referência latino-americana de busca e resgate em estruturas colapsadas.

“Sem os cães o trabalho em Brumadinho não seria possível. Devido a violência da tragédia, os corpos foram desmembrados e nós não conseguimos achar nenhum corpo inteiro. Encontramos 200 pedaços e assim que aquele membro era reconhecido por DNA, a vítima era retirada da lista de desaparecidos. As famílias se despediram de membros, não de seus entes queridos. Isso me fez repensar na vida”, conta emocionado o sargento.

Veronezi conta que uma extensão de sete quilômetros se transformou numa areia movediça, onde tudo precisava ser realizado com o corpo todo coberto para não ser intoxicado com o minério de ferro. O trabalho se complicava, pois, era impossível prever a altura do próximo passo, podia variar de 1 a 15 metros. “ Eu voltei porque fiquei enterrado na lama movediça e precisei ser resgatado. Machuquei a coluna e estou fazendo fisioterapia”, explica Veronezi.

Ao final do depoimento, uma ampla salva de palmas ecoou pelo gabinete e na sequência vários servidores demonstraram sua admiração proferindo palavras de valorização ao herói Veronezi. O prefeito Eloi Mariano Rocha, agradeceu o trabalho valoroso do soldado.

“Sempre o encarei com bons olhos e este é um momento de reconhecimento pelo ótimo trabalho realizado. O Sargento Veronezi representa a cidade de Tijucas e está marcando a história do município. Ele tem o meu respeito e me coloco à disposição para o que ele precisar. Parabéns e obrigado”, elogiou o prefeito.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Karina Peixoto