BPC começa a ser suspenso em junho para pessoas não inscritas no Cadastro Único

31/05/2019 11:56

A partir de junho começa a acontecer a suspensão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), mais conhecido como LOAS, caso o beneficiário não esteja devidamente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

De acordo com o documento emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Social o pagamento será bloqueado com a finalidade de notificação sobre a obrigatoriedade do cadastro. Os beneficiários estão sendo comunicados desde abril de 2018, além de receberem notificações pelos correios com Aviso de Recebimento (AR).

Idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a Secretaria de Assistência Social do município e ter em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e comprovante de residência para serem inscritas no Cadastro Único. A inscrição também pode ser feita pelo responsável familiar, contanto que leve os documentos de todas as pessoas que moram com o beneficiário.

Caso seu benefício seja bloqueado

Os beneficiários alcançados pelo bloqueio do pagamento, terão o crédito desbloqueado quando entrarem em contato com a Central 135, para receber uma notificação sobre a necessidade de inclusão no Cadastro Único e selecionar o benefício para desbloqueio do crédito ou após comparecerem na Agência da Previdência Social (APS). No atendimento o servidor irá:

• Preencher uma notificação;
• Colher a ciência do beneficiário;
• Digitalizar e incluir no gerenciador de tarefas e por fim
• Remover o desbloqueio do crédito.

Se mesmo notificados, os beneficiários não se cadastrarem após o prazo dos respectivos lotes, terão seus benefícios suspensos. A suspensão será realizada por lotes, de acordo com o aniversário dos beneficiários, conforme cronograma abaixo:

A reativação desses beneficiários será requerida na Agência de Previdência Social (APS) após verificada a inclusão no Cadastro Único.

Mais informações pelos telefones 0800 707 2003 ou (48) 3263-0150 (Secretaria de Ação Social / Cadastro Único)