Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

“Busca Ativa” deve fiscalizar acesso às aulas remotas durante a pandemia

16/07/2020 13:06

O ensino remoto foi uma medida adotada pela Administração Municipal de Tijucas, através da Secretaria de Educação, durante o período de suspensão das aulas presenciais para conter a propagação do novo Coronavírus. Para auxiliar as escolas a atenderem estudantes com limitações para participar do ensino não presencial, foi lançado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) um formulário online de busca ativa para localizar alunos que não estão participando das atividades propostas durante a quarentena.

“É importante dizer que há um esforço enorme dos professores em garantir o processo de ensino-aprendizado, de fazer com que os estudantes se envolvam nas aulas à distância, mas estamos sentindo falta de inúmeros alunos. Por isso, essa ferramenta será de grande valia para nós”, observa a secretária de Educação de Tijucas, Deise Juliana Silveira.

A iniciativa, pioneira no Brasil, deve ser realizada quando estudantes não tiverem apresentado uma atividade proposta pelos professores ou pela escola a partir de sete dias úteis depois do prazo estabelecido. As unidades escolares, por meio de seus diretores ou equipes pedagógicas, deverão preencher formulários individuais para cada aluno e abranger, inclusive, os casos anteriores ao lançamento do documento.

“É fundamental que os estudantes continuem vinculados às escolas e também sejam estimulados pedagogicamente, mesmo com as aulas presenciais suspensas. Esta iniciativa facilita o registro das informações e permite que tenhamos uma visão real da evasão escolar em nosso município. Não podemos deixar que nenhum aluno fique desconectado com as atividades escolares neste período atípico”, afirma o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.

Objetivos

O procedimento de busca ativa tem, entre outras funções, a de conhecer a realidade dos estudantes, identificar necessidades e demandas das famílias e dos territórios, manter o vínculo com a escola e auxiliar no planejamento de ações da rede socioassistencial e educacional para a prevenção da evasão escolar.

Problema nacional

A evasão escolar é um dos maiores problemas enfrentados pela rede pública de ensino em todo o Brasil. Especialistas afirmam que as dificuldades de acesso ao ensino remoto estão afastando crianças e jovens das escolas - mais do que a própria distância física. E esse efeito pode durar além da pandemia.

Se você souber de algum estudante que não está participando das atividades remotas entre em contato pelo telefone (48) 3263-8129 ou por e-mail [email protected]

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Educação

© 2020. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil