Campanha de vacinação contra gripe é antecipada para segunda-feira (23) em Tijucas

21/03/2020 14:34

Devido aos recentes casos de Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que anualmente começa na segunda quinzena de abril. Com a antecipação, a partir desta segunda-feira (23), 3.750 pessoas devem ser vacinadas em Tijucas, apenas na primeira fase da campanha.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas a prioridade na vacinação para esta fase será para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da área da saúde. O secretário da pasta, Vilson José Porcíncula, explica que a vacina não apresenta eficácia contra o Coronavírus.

“É importante destacar que esta vacina não é para Covid-19. A imunização que se inicia é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o SARS-CoV- 2 (Coronavírus)”, ressalta o secretário Vilson.

Para a realização da campanha a secretaria desenvolveu uma estratégia para evitar a aglomeração e vacinar o maior número de pessoas entre o público-alvo. Para alcançar esta meta, foram estabelecidos pontos estratégicos para administração das doses, são eles:

Centro de Educação Infantil Manoel dos Anjos

Localizado na Av. Bayer Filho, número 1049 – Centro
(ao lado do Pronto Atendimento 24 horas);

Escola de Ensino Fundamental Dep. Walter Vicente Gomes

Localizada na Ru Padre Parise, número 24 – Bairro Praça;

•Escola de Ensino Fundamental João Caetano

Localizada na Rua Treze de Maio - Bairro Areias e

•Interior

Residentes das localidades do interior de Tijucas devem entrar em contato com as agentes comunitárias de saúde ou enfermeiras da Unidade de Saúde da Família para agendar atendimento domiciliar.

Como acontecerá

1. O horário de vacinação será das 08h às 17h, sem fechar para o almoço;
  2. Os pacientes ou acompanhantes que chegarem ao local com sintomas de gripe não entrarão para vacinação;
  3. A entrada no pátio da escola será rotativa, permitindo um número máximo de seis (06) pessoas;
  4. Todos deverão higienizar as mãos com álcool Gel 70% na entrada e na saída;
  5. Irão sentar em cadeiras colocadas a uma distância de 2 metros de cada uma, em ambiente aberto e arejado;
  6. Dentro da sala de aplicação, ficará apenas o vacinador e o paciente (um paciente por vez);
  7. Será permitido acompanhante para idoso com mobilidade reduzida;
  8. Para pacientes acamados, os responsáveis devem ligar para a Unidade Básica de Saúde do bairro onde residem para agendar o atendimento, que será feito a domicilio;
  9. O registro da dose aplicada será realizado do lado de fora da sala por um auxiliar;
  10. É imprescindível que não haja aglomeração nas entradas dos locais de administração;
  11. A parte externa será monitorada em apoio com o DITRAN, podendo inclusive ser acionada a Polícia Militar, para dispersar aglomeração no local e
  12. Após aplicação da dose, é expressamente proibido permanecer nas dependências do local de administração. Os pacientes devem ir para casa.

Cronograma de vacinação:

16 de abril: 2ª fase - Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

09 de maio: 3ª fase- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Divulgação