Campanha Outubro Rosa é lançada pela Secretaria de Saúde em Tijucas

09/10/2019 12:24

A Campanha do Outubro Rosa foi lançada oficialmente pela Administração Municipal nesta semana, com a divulgação de ações que devem ser realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas ao longo do mês de conscientização sobre o câncer. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão atuando de forma intensificada para o atendimento da mulher em consultas, coletas de preventivo, testes rápidos, atendimento médico e odontológico com horário estendido, bem como palestras e orientação.

“Sabemos a importância do tratamento inicial e do percentual de cura quando é feito o diagnóstico precocemente. O município tem que dar esse respaldo e nós estamos conseguindo! Nossa ideia é dar a oportunidade para as mulheres que trabalham e não conseguem fazer a prevenção no horário normal de atendimento das unidades. É importante informar que os atendimentos são agendados, por isso as mulheres devem procurar sua unidade de referência do bairro”, destacou a psicóloga Cassiana Pirath, coordenadora da Atenção Básica.

No bairro Nova Descoberta o último sábado (05) foi um dia de prevenção na Unidade de Saúde. As pacientes foram recepcionadas com um cafezinho singelo, mas que demonstra todo o carinho da equipe. “As nossas unidades vão trabalhar na campanha com todos os atendimentos de prevenção de câncer de mama e de colo de útero. As unidades de saúde também farão atividades no decorrer do mês junto com as comunidades. A expectativa é de atender o maior número possível de mulheres”, destacou o secretário de Saúde, Vilson José Porcincula.

Palestra

Na quarta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando uma palestra para todas as mulheres da cidade sobre prevenção e cuidados. A palestrante convidada será Dra. Ana Paula Pasin Boger, médica de Saúde da Família. O evento acontecerá no Anfiteatro Leda Regina de Souza, a partir das 08h30.

Ações por bairros

• Nova Descoberta: No dia 30, a partir das 14h, haverá uma roda de conversa com uma equipe multiprofissional sobre o comportamento das mulheres e os cuidados necessários para uma boa saúde. Neste dia também haverá o sorteio de uma cesta de cosméticos para quem participar da atividade ou estiver realizando acompanhamento médico durante o mês.
  • Praça: Nos dias 02, 09, 10, 15, 16, 23, 30 e 31 haverá atividade voltado ao grupo feminino. Destaque para os trabalhos manuais, como confecção de flores e tapetes, dinâmicas sobre autoestima, alongamento e terapia alternativa. A unidade também preparou atividades de orientação sobre os temas: Câncer de mama, autoexame e mamografia.
  • Centro: Serão realizadas atividades nos dias 03, 15 e 26. Destaque para o atendimento estendido no sábado (26), das 8h às 12h, com avaliação médica e odontológica, testes rápidos, preventivos e solicitação de mamografias.
  • Areias: Nos dias 09, 19, 30 e 31 haverá atendimento diferenciado, incluindo teste rápido, preventivo, odontológico, com destaque para uma palestra sobre autoestima com a psicóloga Janise Frees, na quinta-feira (31), a partir das 14h.
  • Joáia: 44 atendimentos já foram agendados na unidade, que incluem testes rápidos, preventivos, atendimento médico e odontológico. Eles acontecerão nos dias 15 e 26, terça-feira e sábado respectivamente. No dia 31 também haverá uma palestra para o grupo de atividade física, a partir das 8h.
  • Campo Novo: Nos dias 15, 17 e 24 haverá atividade voltada às mulheres. Destaque para o Dia de Atendimento exclusivo a mulheres no dia 17 (quinta-feira que vem), a partir das 8h. Neste dia haverá consultas médicas e odontológicas, bem como dinâmicas, brincadeiras e sorteio de brindes na unidade. O encerramento da atividade será com um delicioso café da tarde. No dia 24 também terá atividades lúdicas, sorteio de brindes e dinâmicas.
  • Timbé: No dia 23 (quarta-feira), durante todo o dia a Secretaria de Saúde estará orientando as mulheres sobre prevenção de câncer do colo do útero e câncer de mama.
  • Centro da Itinga: No dia 24 (quinta-feira), durante todo o dia a Secretaria de Saúde estará orientando as mulheres sobre prevenção de câncer do colo do útero e câncer de mama.
  • Porto da Itinga: Na terça-feira que vem (15), a partir das 14h, haverá uma palestra sobre prevenção do câncer de mama e de colo do útero com a Dra. Kerly Rose Pavanelli Freitas, clínica geral. Na ocasião será sorteado um vale manicure e também será realizada limpeza facial da Mary kay no local.

Além dos atendimentos em horário estendido e demais atividades alusivas à campanha, os prédios públicos contam uma iluminação diferenciada neste mês. Tudo para relembrar a importância de se prevenir contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. A cor rosa pode ser vista na Delegacia de Polícia Civil, nas praças e no prédio da Prefeitura Municipal de Tijucas.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Saúde