Campanha “Quarentena Sem Violência” é lançada em Tijucas

13/07/2020 16:58

Diversas autoridades de saúde nacionais e internacionais têm apontado a casa como um dos ambientes mais seguros em tempos de pandemia de Covid-19 e certamente a forma mais eficaz para conter o avanço do vírus. Entretanto, para muitas mulheres, vítimas de violência doméstica, ficar em casa não é sinônimo de estar protegida.

Segundo o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), vinculado à Secretaria de Transparência do Senado, os casos de violência doméstica contra as mulheres têm aumentado significativamente nos últimos meses. Um dos motivos apontados para o uso da violência é a maior permanência das mulheres na convivência com os agressores.

A Administração Municipal de Tijucas, por meio da Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), lança nesta segunda-feira (13) uma campanha de conscientização, auxílio e incentivo a denúncias de casos como estes: “Quarentena sem Violência”. Uma ação que integra o projeto “CRAS em tempos de Pandemia”, que objetiva dar continuidade às ações do CRAS, considerando as medidas de segurança sanitária e mantendo os acompanhamentos de forma remota.

“Se você estiver vivenciando uma situação de violência doméstica ou sabe de alguém que está enfrentando este tipo de problema, além de ligar para a Central de Atendimento à Mulher através do número 180, procure orientações e auxílio junto a nossa secretaria. A denúncia pode ser feita de forma anônima. Você não está sozinha, estamos juntos nessa causa! Basta de violência contra a mulher”, afirma a secretária de Ação Social e Direitos Humanos de Tijucas, Bianca Machado.

Onde denunciar a violência contra mulher:

Disk Denúncia: 180

Ministério Público (Comarca de Tijucas): (48) 3641 - 3802

CREAS – Tijucas: (48) 3263-5756

Números do Brasil e do Mundo

Pesquisas revelam que a cada 10 mulheres vítimas de feminicídio, sete (07) são mortas dentro dos seus lares. Uma em cada três mulheres em todo o mundo já sofreu violência física e/ou sexual, mas "é provável que esta crise piore como resultado da pandemia" do novo Coronavírus (Sars-CoV-2), aponta um relatório divulgado em abril pela ONU Mulheres, entidade da Organização das Nações Unidas para igualdade de gênero e empoderamento.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos informou que a quarentena gerou um aumento de quase 9% no número de ligações para o canal Ligue 180, que recebe denúncias de violência contra a mulher: entre os dias 1° e 16 de março, foram 3.045 ligações e 829 denúncias; já entre os dias 17 e 25 de março, esses números saltaram para 3.303 e 978, respectivamente.

Sobre o Projeto “CRAS em tempos de Pandemia”

Durante este mês de julho, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estará realizando um projeto que objetiva prevenir e orientar a população sobre os diversos tipos de violência dentro de casa, que pode envolver mulheres, idosos, crianças e adolescentes.

As ações devem ocorrer de forma remota através da postagem nas redes sociais, seguindo os seguintes temas por semanas do mês:

1ª: prevenção à violência contra mulheres;
2ª: prevenção à violência contra pessoa idosa.
3ª: prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
4ª: Campanha X Vermelha – violência contra mulher.

"As ações do projeto são de cunho preventivo, visando impedir situações de violência intrafamiliar em tempos de COVID-19, bem como conscientizar toda população de Tijucas. Devido ao contexto em que estamos vivendo, com as famílias em isolamento social, há um aumento na violência tanto contra a mulher, quanto a crianças e adolescentes, a pessoas idosas, que podem ser prevenidas", afirma a equipe técnica do CRAS, Anne Cristine de Melo Pinheiro (psicóloga) e Juliana Steil Maciel (assistente social).

Mais informações pelo novo número do CRAS - Tijucas: (48) 99915-0368 (Whatsapp)

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza