Campeonato Brasileiro de Hapkido acontece em Tijucas

13/09/2019 12:37

A arte de origem coreana especializada em defesa pessoal reúne neste sábado e domingo, dias 14 e 15, em Tijucas, atletas de cinco estados brasileiros durante o Campeonato Brasileiro de Hapkido. Além de Santa Catarina, irão participar atletas do Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Mato Grosso. A abertura do evento acontece às 9h deste sábado (14), no ginásio de esportes João Bayer Filho, no Centro.

Tijucas vai ser representada por 45 crianças e adolescentes. Os atletas estarão disputando vagas para a seletiva do Campeonato Sul-americano, que será disputado no mês de novembro, em Porto Alegre (RS). O aprendizado de defesa pessoal através do Hapkido se dá com a utilização de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, alongamento e respiração.

Em Tijucas, o Projeto Hapkido para Todos é realizado através do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social e Direitos Humanos. O projeto é liderado pelo mestre Antônio Miranda e tem revelado atletas de muito potencial. Alguns já participaram e conquistaram medalhas em competições a nível nacional e internacional e, inclusive, recebem bolsa-atleta da Confederação do Brasil de Hapkido.

Texto: Marinho Adriano (FME)