Censo Agro supera as expectativas de unidades produtoras em Tijucas

15/01/2018 7:59

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando, entre outubro do ano passado e o mês de fevereiro deste ano, o Censo Agro 2017. O cadastramento serve para coletar dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira.

Na última quinta-feira (11), a Comissão Municipal de Geografia e Estatística, que monitora o Censo Agro em Tijucas, fez a segunda reunião para acompanhamento dos trabalhos.

O objetivo é fazer um levantamento nas unidades de produção, registrando dados das áreas, que tipo de tecnologias e equipamentos são utilizados, os trabalhadores que atuam nas áreas, trabalhar o controle de doenças, quantidade de animais da produção pecuária e a produção agrícola (fruticultura, floricultura, agroindústria, extração vegetal).

De acordo com o IBGE, o cadastramento em Tijucas superou as expectativas. Dos 13 setores da cidade, 10 já foram concluídos, registrando 370 unidades de produção rural até o momento. A previsão do IBGE era de registrar pouco mais de cem unidades e, mesmo antes do término do Censo, essa quantidade já foi ultrapassada consideravelmente. Propriedades em área urbana, mas com características rurais também estão sendo cadastradas.

O objetivo do Censo Agro é de conhecer a fundo a realidade rural brasileira e, de posse das informações, contribuir para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da produção rural no país. Em Tijucas, apenas um recenseador está realizando o trabalho.

Em caso de dúvidas quanto a identidade do agente, o produtor pode checá-la através do 0800 721 8181, censos.ibge.gov.br/agro/2017 ou em contato com a Polícia Militar.
O IBGE tem ainda a proposta de levar as informações do Censo para as escolas, para capacitar alunos e, sobretudo, professores com o conhecimento gerado a partir dos registros. Na reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística, o órgão e administração municipal reforçaram essa intenção.

Texto: Thiago Furtado | Foto: Karina Peixoto Silva