Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto é entregue à comunidade em cerimônia remota

27/06/2020 20:58

A Administração Municipal de Tijucas celebrou na noite desta sexta-feira (26) a entrega do Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto. A cerimônia de entrega do espaço, localizado no loteamento Mata Atlântica, foi gravada e divulgada neste sábado (27) nas redes sociais. A entrega estava programada para março deste ano, mas devido a pandemia de Covid-19 precisou ser adiada.

O Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto vai abrigar oficinas culturais, entre elas o Espaço de Dança Casarão Gallotti, além de um auditório para até 400 pessoas que poderá ser utilizado pelo município e por entidades da cidade, assim como já acontece com o Anfiteatro Leda Regina de Souza. Será também um local para espetáculos musicais, exposições artísticas, entre outras atividades.

Na ocasião estiveram presentes as seguintes autoridades: prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, acompanhado da primeira dama do município, Izeneide Paloschi, o presidente do Poder Legislativo de Tijucas, vereador Vilson Natálio Silvino e o senhor João Bayer, filho do homenageado.

“Aqui está um prédio apresentável e à altura da nossa população, seja de jovens dançarinos, adultos ou dos grupos da terceira idade. Agora todos podem contar com este novo espaço para o crescimento cultural da nossa comunidade”, exclamou o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha na ocasião.

Na entrega remota, sem a presença do público, as autoridades e convidados puderam prestigiar uma apresentação de ballet com a dançarina Maria Isabel Steffens e de dança tradicional gaúcha com o casal Rudimar e Ketlyn, do grupo Tropeiros do Litoral. Como forma de ilustrar o uso do espaço estavam presentes as exposições Upcycling Lamb, de Robson Leal Nunes, e as telas do artista plástico de Tijucas, Leandro Serpa.

Homenageado

João Bayer Neto ou professor Baíca, como era carinhosamente conhecido, foi um cidadão comprometido com a cidade. Advogado, professor e empresário, teve ainda grande envolvimento com a política, pela qual colaborou com o município atraindo investimentos e maior atenção dos governantes da época. O nome dado ao centro de eventos é resultado de um projeto de lei (03/2016) de autoria do então vereador Luiz Rogério da Silva.

“Em nome da nossa família, agradeço imensamente a homenagem em denominar esta belíssima obra com o nome do meu saudoso pai. Obra que contempla tamanha magnitude para educação, cultura e desenvolvimento social. É com muito orgulho que estamos participando da entrega de mais uma grande obra em Tijucas”, afirmou João Bayer com emoção.

Sobre o centro de eventos

A obra foi iniciada na gestão anterior, em 2016, quando teve início a primeira etapa. A mesma foi concluída em 2017 e no mesmo ano teve início a segunda etapa, que só foi concluída em julho de 2019, quando o Governo Federal liberou o último pagamento.

O imóvel é vinculado à secretaria de Turismo do Município, a qual passou para a Secretaria de Cultura em agosto de 2019. Desde então, a Administração Municipal providenciou a instalação do sistema de ar condicionado, móveis, grades, além dos trabalhos de pintura e ajardinamento.

Recursos

O Centro de Eventos foi construído com recursos vindos de Emenda Parlamentar do Deputado Rogério Mendonça (Peninha) e também de recursos que seriam utilizados no Carnaval deste ano em Tijucas.

Presentes de aniversário

No dia 13 de junho, Tijucas comemorou 160 anos de emancipação político-administrativa. E mesmo atravessando um período difícil e atípico, em meio à pandemia do novo Coronavirus, a Administração Municipal de Tijucas não deixou de entregar presentes de aniversário para a população. Sete ruas receberam pavimentação asfáltica e foram entregues a comunidade, num total de quase seis quilômetros de asfalto. Além disso também foi entregue a Nova Ponte Bulcão Vianna totalmente reconstruída.

Texto: Karina Peixoto Silva e Patrícia Ferreira | Fotos: Larissa Souza