Comitê da Saúde de Tijucas discute melhorias no atendimento de postos e do hospital

18/02/2021 13:50

Com o objetivo de alinhar os procedimentos e buscar melhorar o atendimento da saúde no município, o prefeito Eloi Mariano Rocha instituiu um grupo de trabalho denominado ‘Comitê da Saúde’. Dele fazem parte, membros da secretaria de Saúde, sob a coordenação do secretário municipal, Vilson José Porcíncula e a equipe gestora do hospital, conduzida pelo diretor administrativo, Jean Carlos dos Santos.

Durante a reunião, que contou com a presença do vice-prefeito Sérgio Fernandes Cardoso, município e hospital discutiram ações que podem ser realizadas em conjunto para melhorar o atendimento aos pacientes, tanto na unidade hospitalar como nos postos de saúde do município.

“Nós temos ouvido muito as pessoas e há várias reclamações neste sentido. Por isso, peço a vocês que cheguem a um consenso. Que vejam uma forma de corrigir possíveis falhas, de ampliar aquilo que funciona, enfim, precisamos atender bem a nossa gente”, disse o vice-prefeito.

O diretor do hospital concorda que hoje há um grave problema de fluxo na cidade. “Vemos muitos casos em que as pessoas procuram o hospital enquanto poderiam ser atendidas na unidade básica de saúde do seu bairro. Dependendo do procedimento, não há necessidade deste paciente aguardar na nossa emergência já que poderia ser atendido no posto de saúde. Não recusamos o atendimento, mas como geralmente são situações mais simples, acabam entrando na triagem como casos menos urgentes e com isso, a espera pelo atendimento acaba sendo muito maior. Isso gera desconforto e reclamações”, diz o diretor do hospital.

Segundo ele, uma campanha de conscientização com o objetivo de orientar a comunidade neste sentido, é algo urgente a ser feito. Além disso, uma unificação dos protocolos, respeitando as condições de atendimento de cada rede, também foi mencionada.

“O objetivo deste comitê é justamente este, o de trocar ideias, buscar soluções e ver de que maneira o município pode ajudar o hospital e vice-versa. Por isso peço a vocês que iniciem uma agenda de reuniões para tratar dos problemas um a um. Precisamos melhorar a saúde de nosso município e isso depende desta boa relação entre a rede municipal e o hospital. Conto com vocês”, disse o prefeito.

Uma reunião técnica já ficou agendada para a próxima quinta-feira (25). Depois disso, tendo os problemas identificados e as soluções apontadas, o comitê deve se reunir novamente com o prefeito para tomada de decisões práticas.

Texto e fotos: Karina Peixoto Silva