Concluída primeira fase de formação de professores do PNAIC

07/12/2017 13:08

Professores da rede municipal de ensino de Tijucas concluíram na última semana, a primeira etapa de formação do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa). O encerramento desta primeira fase de comprometimento e estudos aconteceu no dia 30 de novembro, nas dependências da Acit e contou com a presença da secretária de Educação Neide Maria Reis.

Por recomendação do prefeito Eloi Mariano Rocha, o município de Tijucas aderiu ao programa, oferecido pelo Governo Federal, e que tem por objetivo formar os profissionais da educação ligados à alfabetização. A formação continuada está sob a responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina e terá uma segunda etapa no ano que vem, entre os meses de março e maio.

Segundo a coordenadora local do PNAIC, Rosimere Cristina Furtado, para este ano o programa trouxe novidades, englobando os profissionais da Educação Infantil e do Programa Novo Mais Educação. A medida visa o fortalecimento da base alfabetizadora, que tem início na Educação Infantil e sua consolidação a partir da Educação Integral. Neste sentido, professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, juntamente com os da Educação Infantil e do PNME, vem recebendo formação continuada, com estudos aprofundados e reflexões sistemáticas sobre o processo de alfabetização na perspectiva do letramento.

Durante o encerramento, a secretária Neide Maria Reis parabenizou todos os envolvidos e falou da importância do empenho e envolvimento de todos, agradecendo a dedicação e comprometimento.

A coordenadora local do PNAIC, Rosimere Cristina Furtado, salientou a importância desta formação para contribuição no avanço da qualidade de ensino, em especial na garantia da alfabetização na idade certa. Ela também fez um agradecimento especial ao Prefeito, Professor Eloi Mariano Rocha e à Secretária Neide Maria Reis pelo incentivo constante.

Agradeceu ainda o empenho das formadoras locais: Deise Juliana Silveira, Josiani Helena Venézio Borba, Regiane Franzói Lemos, Viviane Vieira e Dail Nelsy da Silva. “Esta formação só foi possível devido a adesão de todos os cursistas que se mostraram interessados desde o início e que participaram com muito afinco em todo o processo”, disse a coordenadora.

Fotos: Larissa Souza