Confira o funcionamento dos serviços públicos de Tijucas durante a paralisação

28/05/2018 11:53

Mediante as paralisações dos caminhoneiros que seguem em todo o país, e da conseqüente falta de transporte, abastecimento de combustíveis e alimentos, a Administração Municipal de Tijucas decidiu nesta segunda-feira (28) em reunião de emergência entre o Prefeito e secretários municipais, suspender a partir de amanhã alguns serviços e atividades.

O prefeito Eloi Mariano Rocha não iria decretar ponto facultativo na próxima sexta-feira (após o feriado de Corpus Christi na quinta-feira, dia 31), no entanto, diante da atual condição de anormalidade será preciso paralisar as atividades e por isso, o decreto já está sendo emitido. Neste caso, sexta-feira (1º) será Ponto Facultativo.

Também já está sendo estudada a necessidade de decretar situação de emergência no município, tendo em vista que vários serviços ficarão prejudicados nos próximos dias. Os setores administrativos das secretarias estarão trabalhando normalmente na terça e quarta-feira, com exceção de alguns setores, como relatamos a seguir:

SAÚDE

Os atendimentos serão mantidos normalmente no dia de hoje (segunda, 28) e ficarão parcialmente suspensos na terça (29) e na quarta-feira (30), assim como está sendo feito também, no Estado.

Transporte de pacientes

Será mantido normalmente, inclusive no feriado e no sábado, o transporte de pacientes para tratamentos de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia. Os veículos de emergência (ambulância do Samu e ambulâncias que atendem os chamados do Hospital) também estarão funcionando normalmente.

Consultas médicas

Em virtude das dificuldades de deslocamento de pacientes e médicos; do grande número de ausências às consultas médicas agendadas para esta segunda-feira (28) e já prevendo que o número de faltantes deve ser ainda maior nos próximos dias, a secretaria municipal de Saúde vai suspender as consultas médicas agendadas para terça (29) e quarta-feira (30), assim como também foi feito no Estado.

Unidades de Saúde

O Pronto Atendimento 24 horas segue atendendo normalmente todos os dias, sem alterações. Já as unidades básicas de saúde ficarão abertas, mesmo as do interior, na terça e quarta-feira das 7h às 13h para atendimentos básicos. Na quinta-feira (feriado) e na sexta-feira, ponto facultativo, as unidades básicas de saúde não prestarão atendimento.

Ensino fundamental e pré-escolar

Nesta segunda-feira (28) as aulas estão mantidas nos períodos matutino e vespertino. Já na terça-feira (29) e na quarta-feira (30) ficarão suspensas as aulas da rede municipal de ensino para o ensino fundamental I e II e também para as turmas de pré-escolar. Estes dias de suspensão serão repostos posteriormente pela secretaria de Educação no calendário letivo.

Creches

Durante os próximos dias as creches estarão funcionando em regime de plantão para atender crianças cujos pais precisem trabalhar durante esta semana. A secretaria de Educação pede a colaboração de todos os pais e responsáveis para que utilizem o serviço somente nos casos em que realmente seja necessário deixar as crianças nas creches, priorizando, portanto, aquelas que realmente necessitam do atendimento. A medida se faz necessária diante da falta de gás, alguns alimentos que compõem o cardápio da merenda escolar e ainda, pela dificuldade de deslocamento de funcionários e professores vindos de outras cidades.

TRATAMENTO DE ÁGUA

Em muitas cidades o sistema de tratamento de água está comprometido pela falta de produtos químicos. Em Tijucas, no entanto, o sistema se mantém sem alterações, já que ainda temos produto suficiente para os próximos dias. Havendo necessidade de nova aquisição, mesmo durante as manifestações, os produtos são liberados para trânsito sob escolta policial. Já o atendimento do Samae de Tijucas segue em regime de plantão priorizando os reparos emergenciais.

COLETA DE LIXO

A coleta de lixo comum está mantida pela empresa Proactiva para os próximos dias. Caso seja preciso suspender o serviço a empresa comunicará com antecedência.

Já a coleta seletiva do lixo está suspensa a partir de amanhã tendo em vista a falta de combustíveis da empresa responsável pela coleta, bem como a dificuldade de deslocamento tendo em vista que a empresa fica em Nova Trento e fica impossibilitada de romper os bloqueios na SC 401.

AÇÃO SOCIAL

Estão suspensas as visitas domiciliares do CRAS, CREAS, Bolsa Família e do setor administrativo. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também fica suspenso tanto em Santa Luzia como na Nova Descoberta. Somente os atendimentos de urgência da Casa Lar (para deslocamento das crianças em casos de saúde e educação) estão mantidos.

OBRAS NA CIDADE

As obras em andamento (troca da rede de abastecimento de água e obras de pavimentação) ficam suspensas nos próximos dias, devendo ser retomadas na próxima semana.

AGRICULTURA

O maquinário da secretaria de Agricultura ficará paralisado durante os próximos dias em virtude da necessidade de priorizar o uso do combustível em veículos que atendem os setores de saúde e educação.

TRANSPORTE COLETIVO

As empresas responsáveis pelo transporte coletivo interbairros mantêm o funcionamento e informam que estarão circulando normalmente. Qualquer alteração no cronograma de atendimento será informada.

Texto: Karina Peixoto Silva