Crianças visitam aldeia indígena e vivem experiência transcultural

26/04/2019 11:38

23 crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF), participaram de uma experiência transcultural nesta quinta-feira (25). Acompanhados por uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Secretaria de Ação Social de Tijucas, eles participaram da Semana Cultural Indígena Tekoá, Taka' I de Canelinha.

O evento aconteceu em alusão ao Dia do Índio, comemorado nacionalmente dia 19 de abril, com objetivo de ampliar trocas culturais e de vivências; e ainda incentivar a socialização e a convivência comunitária. Algumas atividades da cultura indígena foram apresentadas ao grupo: rodas de conversas na casa de reza, brincadeiras de corrida com toras, arremesso de lanças, arcos e flechas.

“Prestigiamos ainda uma apresentação cultural do coral indígena. Todos ficamos sob a orientação do cacique da aldeia Tekoá Tava'I Marcelo (Kuaray Papá) e pudemos conhecer um pouco da história milenar do povo guarani, que preserva a língua e os costumes há mais de 519 anos”, afirmou a secretaria da Ação Social, Bianca Machado.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Ação Social