Departamento de Meio Ambiente inaugura viveiro de mudas

22/09/2017 11:43

Nesta quinta-feira (21) aconteceu a inauguração do Viveiro Municipal de Mudas, criado pela secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, através do Departamento de Meio Ambiente em parceria com o Comitê Tijucas Biguaçu e secretaria municipal de Obras. (Confira mais fotos da inauguração aqui)

O viveiro trabalhará na produção de mudas nativas que serão utilizadas para a recuperação de áreas degradadas e plantio em áreas verdes do município.

Uma das ações que o Viveiro de Mudas passa a apoiar é o já vigente “Pacto pela Mata Ciliar”, desenvolvido pelo Comitê Tijucas Biguaçu em toda a bacia hidrográfica do Rio Tijucas. O projeto visa à recuperação de áreas degradadas no entorno de nascentes, rios e outros cursos d’água. A mata ciliar é a vegetação que fica à margem de cursos d’água e funciona como um filtro para poluentes, garantindo a estabilidade do terreno, evitando a erosão e contribuindo para a preservação dos corpos hídricos.

O Comitê Tijucas Biguaçu promove ações de recuperação em áreas degradadas, em parceria com os proprietários destas áreas, provendo o suporte técnico necessário para as ações. Ao todo, 75 propriedades já estão em processo de recuperação ambiental na bacia hidrográfica do Rio Tijucas, totalizando 20 hectares e mais de 10 mil mudas nativas plantadas.

Em Tijucas, a ação conta com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente. No município já existem áreas em recuperação, através do pacto, nos bairros Timbé, Terra Nova, Oliveira e Itinga. A parceria é importante para ajudar a saúde destes ambientes, como ressalta o secretário José Leal da Silva Junior: “a mata ciliar tem papel importantíssimo na preservação da qualidade e quantidade das águas da nossa região. Estamos em parceria com o comitê para fortalecer as ações do pacto em Tijucas", diz.

RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR

O diagnóstico das áreas a serem recuperadas é feito pela equipe técnica do Comitê Tijucas Biguaçu. A partir daí, a equipe elabora o projeto de recuperação, doa as mudas nativas para plantio e fornece constante orientação técnica. As áreas em processo de recuperação são visitadas semestralmente para monitoramento da evolução do trabalho.

A parceria entre Comitê Tijucas Biguaçu e a Prefeitura Municipal de Tijucas se fortalece ainda mais agora que o município passa a contar com o seu próprio viveiro de mudas. Nele serão produzidas as mudas nativas a serem utilizadas nas ações do “Pacto pela mata ciliar” desenvolvidas na cidade.

Pessoas interessadas em aderir ao pacto podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente para mais informações pelo telefone: (48) 3263-1133.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) | Fotos: Comitê Tijucas Biguaçu.